Volkswagen deixa de produzir a célebre 'pão de forma'

Após mais de seis décadas de produção, a última das últimas 'combi' da Volkswagen sairá das cadeias de montagem. As últimas 600 unidades serão azuis e brancas e custarão cerca de 28 mil euros. À semelhança do que sucedeu na Europa, foram as normas de segurança, cada vez mais rigorosas, a forçarem a descontinuação do célebre veículo com as suas características linhas de 'pão de forma'.
Publicado a
Atualizado a

Atualmente, a 'combi' só era produzida no Brasil, e os veículos continuavam a ser comercializados na restante América do Sul e alguns países africanos. A sua produção será descontinuada no final do ano.

Tendo entrado em produção em 1950, e após alguns variantes menos sucedidas, é a partir dos anos 60 que se impõe como um veículo de referência e símbolo de uma época. A 'combi' ficará para sempre associada às culturas 'hippie' e surfista.

A qualidade dos motores permitiam uma longa vida ao veículo e o espaço interior era como "um prolongamento da nossa casa", refere um proprietário à BBC. Embora nos modelos iniciais, a velocidade fosse baixa, o seu valor simbólico e afetivo foi sempre elevado. Como se prova pela existências de vários 'sites' inteiramente consagrados à agora em vias de extinção 'pão de forma'.

A Volkswagen Brasil, perante o interesse suscitado, considera a hipótese de ultrapassar a produção das 600 unidades

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt