Viver de acordo com a Natureza: o que é?
É um dos princípios base da Medicina Tradicional Chinesa e talvez o seu ensinamento mais profundo. Parece fácil, mas exige muito mais disciplina do que inicialmente possa parecer. Viver de acordo com a Natureza, não tem nada de exotérico nem de zen. É simplesmente isso, viver de acordo com a Natureza e o que ela oferece, consoante a estação do ano, o dia e a hora em que nos encontramos.
Quantos de nós sabemos hoje em dia quais as verdadeiras frutas e legumes de cada estação? Quantos de nós deixamos o corpo descansar quando pede e não o forçamos a idas ao ginásio para ficarmos mais bonitos? Quantos de nós trabalhamos ou estamos em casa debaixo do ar condicionado nos dias de frio e calor? Quantos de nós seguimos a regra que nos ensinam desde criança do "deitar cedo e cedo erguer, que supostamente dá saúde e faz crescer"? Poucos, atrevo-me até a dizer cada vez menos.
Por tudo isto, e muito mais, é importante vivermos de acordo com a Natureza. Então como o podemos fazer? Simples, comendo o que a natureza nos dá, o mais natural e da época possível e com os alimentos de cada estação. Dormindo quando chega a noite e não de madrugada, para que possamos levanta-nos e estarmos bem quando começa o dia e não quase à tarde. Respeitando o frio e o calor a cada estação do ano e não fugindo deles como se vivêssemos num só clima o ano inteiro. E isso deve fazer-se num equilíbrio entre o físico e o psicológico. Se no verão estamos mais despertos podemos dormir um pouco menos e sair mais, mas se no inverno estamos com vontade de sofá devemos dormir mais horas e resguardar-nos mais em casa.
Nasci e cresci na China, mas há mais de 30 anos que vivo em Portugal. Vejo um interesse cada vez maior pela Medicina Tradicional Chinesa no ocidente, mas muitas pessoas confundem-na com acupuntura, meditação e pouco mais, quando na verdade falamos de uma ciência milenar que pode melhorar em muito a nossa saúde, com a alteração de pequenos hábitos, simples e fáceis e que nos fazem sentir imediatamente melhores, mais saudáveis, mais bem-dispostos, mais felizes. Este é um dos princípios que transmito no meu livro "Yang Sheng", que fala precisamente sobre os princípios da Medicina Tradicional Chinesa para todos os dias, e aos meus pacientes no Centro de Terapias Chinesas.
Viver de acordo com a Natureza é um dos princípios base da filosofia e medicina chinesas, mas tem sido também um alerta constante de especialistas de todo o mundo e das mais variadas ciências para os efeitos perversos deste afastamento da nossa matriz natural. As desculpas são muitas, ou porque não temos tempo, ou porque se sobrepõe o culto da beleza e da perfeição, ou porque não temos conhecimentos suficientes de como bem tratar o nosso corpo.
A Organização Mundial de Saúde estima que perto de um terço da população mundial recorra diariamente a suplementos vitamínicos para complementar a sua alimentação. A solução para vivermos uma vida mais saudável não está nos medicamentos, nas dietas que nos prometem um físico prodigioso ou nos ginásios que procuramos em busca de um corpo mais bonito. Proponho que tentem descobrir e praticar esta regra nas vossas vidas, vivam de acordo com a Natureza, somos parte dela e faz sentido viver consoante as suas regras. E é muito mais simples do que inicialmente possa parecer.
Fundadora e diretora do Centro de Terapias Chinesas e autora do livro "Yang Sheng", explica a Medicina Tradicional Chinesa