Viagens: Madeira e Algarve já estão quase esgotados
Depois de um ano de crescimento para o setor do turismo, as expectativas para o Natal e fim de ano são igualmente de aumento da procura. Há sinais animadores: Algarve, Madeira e Açores estão quase esgotados. O Brasil voltou a ser um destino de topo para a passagem de ano.
"As nossas previsões apontam para uma subida na taxa de ocupação de cinco pontos percentuais, idêntico aumento das receitas em relação ao ano passado. Esta é uma subida em linha com o que se tem registado ao longo de todo o ano", refere Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). Em ano de recuperação económica, de épocas festivas em fins de semana, seria natural que o Algarve reforçasse o seu lugar "como destino preferido dos portugueses", nesta altura do ano.
"O Algarve é também um destino mais em conta do que os seus rivais e o facto de a passagem de ano ser durante o fim de semana faz que as pessoas aumentem os dias de estada nos hotéis", aponta o dirigente.
A região norte e o Porto esperam ter ocupações de 100% no adeus a 2015. Para o Natal, preveem 70%, quando o habitual para a época é 51%. Os hotéis estão também cada vez mais a apostar em ofertas de Natal para todas as bolsas. Com ceias e almoços de Natal a 85 e 75 euros por pessoa (oferta do Pine Cliffs Resort) ou por 34 euros como a oferta do Hotel Evidência Belverde Atitude.
Do lado das viagens, a procura também deixa satisfeitas as agências. "Temos registado um crescimento moderado, mais no fim de ano do que no Natal, que é uma época mais de viagens para estar com a família", refere Alberto Machado, porta-voz da Agência Abreu.
O maior crescimento está "no destino lusófono com o Algarve, Madeira e Açores no topo e depois Douro, Centro e Alentejo, numa segunda linha". Para o estrangeiro, "notou-se um crescimento relevante das viagens para o Brasil e também para as Caraíbas". O aumento do interesse tem que ver "com o aumento da competitividade do destino", que tem viagens mais baratas e a desvalorização da moeda brasileira.
"Nas viagens para Espanha, a procura é para as estâncias de neve", aponta Alberto Machado. Mantém-se a procura para Cabo Verde, que se tem mantido "um destino muito consolidado para o réveillon, nos últimos sete anos".
A Agência Abreu sublinha que as vendas estão a correr bem e que "ainda há alguma hotelaria nacional para vender, mas está tudo bem encaminhado para que esgote totalmente".