Veleiro espanhol Juan Sebastián de Elcano abre portas em Lisboa

Navio-escola da Armada Espanhola tem o nome do navegador que concluiu a primeira volta ao mundo iniciada pelo português Fernão de Magalhães.
Publicado a
Atualizado a

O navio-escola espanhol Juan Sebastián de Elcano atracou esta quinta-feira em Lisboa, após uma travessia atlântica iniciada há três semanas na cidade norte-americana de Boston (EUA).

Sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra Ignacio Paz, o veleiro que celebra 91 anos no próximo mês de julho vai estar aberto ao público até segunda-feira no Cais da Pedra, em Santa Apolónia.

Terminadas as manobras de atracagem, o comandante recebeu a bordo a embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Este navio-escola tem o nome de Juan Sebastián de Elcano, o grande navegador espanhol que em 1522 concluiu a primeira viagem de circum-navegação iniciada em 1519 pelo português Fernão de Magalhães.

Esta escala do navio-escola da Armada Espanhola insere-se na viagem de instrução iniciada em janeiro, que levou os cadetes até às Américas e, na próxima semana, ao longo da costa europeia antes de terminar em julho no porto espanhol de Marín.

A bordo viajam 250 pessoas, dos quais 70 guarda-marinhas que fazem o terceiro curso de formação.

Esta visita do navio-escola a Lisboa ficou ainda assinalada esta tarde, na Academia de Marinha, pela realização de uma conferência alusiva ao 5.º centenário da primeira circum-navegação realizada pelos navegadores Fernão de Magalhães e Juan Sebastián de Elcano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt