Variante Delta detetada na Índia pode ser 60% mais contagiosa
A variante do novo coronavírus detetada na Índia, chamada Delta, pode ser 60% mais contagiosa do que a encontrada em Kent (sudeste da Inglaterra), chamada Alpha, disse Neil Ferguson, um dos principais especialistas do Imperial College London.
"Estamos a receber mais dados", mas "infelizmente, a notícia não é positiva em relação à variante Delta", segundo Ferguson que, em declarações à rádio BBC 4, especificou que "a melhor estimativa neste momento é que esta variante pode ser 60% mais contagiosa do que a Alpha".
O especialista, cujas análises auxiliaram nas decisões do Governo britânico para o confinamento em março de 2020, acrescentou que se esperam mais dados para estabelecer a eficácia das vacinas contra a variante Delta, que agora predomina no país.
Ferguson observou ainda que a maioria das pessoas hospitalizadas no Reino Unido com a variante Delta não foram vacinadas.
"É importante dizer que a maioria das pessoas atualmente hospitalizadas com essa variante, e com qualquer variante, não foram vacinadas. Por isso está claro que as vacinas ainda têm um efeito considerável", disse.