Vala comum descoberta na cidade de Tombuctu
A vala comum, com vários corpos, terá sido descoberta na sexta-feira, segundo informações da agência ANI, que é citada pela agência noticiosa francesa AFP.
A Organização das Nações Unidas, que apoia as ações no país africano, tem-se mostrada preocupada com notícias de linchamentos e execuções sem base legal durante o avanço das tropas aliadas no Mali.
O conselheiro especial para Prevenção de Genocídio da ONU, Adama Dieng, alertou para o risco de represálias contra civis tuaregues e árabes em várias regiões do norte do Mali.
De acordo com Dieng, há "acusações sérias" de execuções em massa pelo exército maliano e outras violações dos direitos humanos, assim como informações de que pessoas pertencentes à minoria tuaregue e às comunidades árabes tenham sido linchadas e saqueadas pela população.
O conselheiro especial da ONU exortou as tropas malianas para protegerem todos os cidadãos malianos, independentemente da sua etnia.
A França decidiu intervir militarmente no Mali, a 11 de janeiro, para, juntamente com o exército maliano, combater os grupos islamitas armados do Norte e impedir que estes avançassem para a capital Bamako.