Uma sobremesa para a festa da rainha
É um marco histórico. São 70 anos de reinado, que se assinalam no próximo domingo. A rainha Isabel II é a única monarca no mundo com tamanha longevidade, e, apesar de as suas aparições públicas serem cada vez mais reduzidas, a data vai ser assinalada com toda a pompa que a circunstância merece. O povo também pode contribuir para a festa, nomeadamente com a confeção de uma sobremesa à altura da monarca.
Os festejos só vão acontecer em junho, mas nos últimos dias tem havido grande animação nas redes sociais com os súbditos a partilharem imagens das sobremesas que apresentaram a concurso. Bolo real de limão, bolo de chocolate ou panna cotta com calda de framboesa... Viu-se de tudo um pouco nas propostas que foram sendo reveladas, algumas delas de puro gozo relativamente à iniciativa lançada pela Fortnum and Mason, loja de luxo britânica que organiza a competição com o patrocínio do Palácio de Buckingham.
Todos podem participar, desde que tenham mais de oito anos. A dificuldade está em saber qual o tipo de sobremesa de que a rainha mais gosta. "É um segredo bem guardado", diz à AFP Regula Ysewijn, uma das juradas do concurso e especialista em história alimentar.
Há rumores de que a monarca gostou particularmente do bolo servido no casamento do príncipe William e Kate. "Foi um bolo feito com biscoitos e chocolate, então ela provavelmente gosta muito de chocolate", especula Ysewijn. "Já que é a rainha de Inglaterra, deve gostar do pudding tradicional britânico", acrescenta.
As candidaturas terminam hoje, mas sabe-se que, além do sabor e originalidade, o júri espera que as pessoas se inspirem na longa e emocionante vida de Isabel II. "Tem de estar à altura da rainha e queremos que ela fique absolutamente surpreendida quando vir a sobremesa", acrescenta Regula Ysewijn.
"É feita com os sabores de que a rainha e toda a gente gosta", garante Alison Etches na publicação que fez com fotos da sua Zaza Summertime Cheescake. Para Samantha Smith, 31 anos, outra participante no concurso "seria uma grande honra" se a sua proposta fosse a vencedora. Fez um pão de ló em forma de coroa com mirtilos e framboesas e chamou-o de The Elizabeth Sponge depois de revisitar um clássico, o Victoria Sponge, em homenagem a essa monarca britânica. "Dei um pouco de sabor mergulhando a fruta em Dubonnet, que aparentemente é a bebida favorita da rainha", explicou à AFP.
O chef do Palácio de Buckingham aconselha uma sobremesa simples, sem mistura de sabores e texturas, subtil e elegante.
Claire Ptak, que foi convidada a criar um bolo para o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle, lembra à AFP que a tarefa foi complicada: "Fiz seis bolos diferentes". Ruibarbo, chocolate, frutas cristalizadas, baunilha... mas acabou por ser uma receita com flor de sabugueiro e limão que seduziu o casal e foi servida aos convidados. "Ter a rainha a provar o meu bolo foi realmente incrível", diz a pasteleira.
O vencedor deste concurso receberá uma gama de produtos da Fortnum and Mason. Além disso, poderá ficar para a história, como aconteceu com o Coronation Chicken, o frango da coroação, uma receita que foi servida em 1953 e que ainda é consumida.