Uma seleção de 100 milhões a pensar (pelo menos) no Rio 2016
Oito anos depois, Portugal volta à fase final de um Europeu de sub-21. E entra em competição na República Checa, amanhã, contra a Inglaterra, como um dos favoritos à conquista de um título que teima em fugir da vitrina de troféus do futebol de formação português.
Numa prova que é uma montra de craques do futuro, os jovens talentos nacionais são dos mais cotados da prova, como evidencia o site especializado em mercado de valores futebolístico Transfermarkt, que coloca Portugal como uma das três seleções presentes a valer mais de 100 milhões de euros e o médio sportinguista William Carvalho como o jogador mais valioso deste Europeu - 22 milhões.
Mais valiosas do que a seleção sub-21 portuguesa (101,65 milhões de euros), só a Inglaterra (106,75), precisamente o primeiro adversário da equipa nacional, e a Alemanha, que lidera destacada este campeonato milionário com um valor de mercado de 164,5 milhões (ver tabela). De resto, a competição dos jovens talentos europeus - que este ano não conta com Espanha e Holanda, por exemplo - servirá de desfile para 186 jogadores de oito seleções avaliados em 586,58 milhões de euros. Um luxo.