Uma música por dia: "Whispering a Prayer", de Steve Vai

Um dos maiores, melhores e mais influentes e virtuosos guitarristas de sempre mostra, como sempre, como se faz...
Publicado a
Atualizado a

Poucos, muitos poucos, na verdade quase ninguém, conseguiu, na história da música moderna, dominar os sons e as partituras (que o diga o grande Frank Zappa que com ele trabalhou) como Steve Vai. Mais uma vez quase ninguém, mas mesmo quase ninguém, conseguiu dominar e explorar uma guitarra como Steve Vai, ou tocar como Steve Vai, ou fazer o que Steve Vai fez e continua a fazer.

No mundo dos guitarristas virtuosos, goste-se ou não, até porque quem vos escreve é um amante incondicional da guitarra mas que nem tem a "pancada" de ouvir álbuns virtuosos de guitarra do início ao fim, Steve Vai é um dos reis. Existem, felizmente, vários e para todos os gostos. Mas sendo um conjunto, maior se torna a grandeza de quem se consegue juntar a esse clube.

Não é só tocar mil notas por segundo, numa velocidade estonteante. É compor, é perceber, é, mais uma vez, contar histórias sem a voz. E nisso, o guitarrista (e grande professor) Steve Vai, é um dos poucos predestinados que mudou sinceramente alguma coisa com o seu dom.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt