Um dos pedófilos mais procurados na "darknet" preso em França

Detido a 7 de julho em sua casa, numa área rural do leste de Bordéus (sudeste), o suspeito também é acusado de violar os seus dois filhos pequenos, gravar as violações e publicá-las online.
Publicado a
Atualizado a

"Ele estava no Top 10 dos pedófilos mais procurados do mundo". Um pai de 40 anos, desconhecido pelos tribunais, foi detido nma cidade no sudoeste da França, suspeito de ter sites de pornografia infantil acessíveis a "milhares de pessoas" na "darknet", a parte oculta da internet.

O suspeito "tornou-se um dos dez alvos prioritários do mundo" na luta contra o abuso infantil", disse a procuradora da República de Bordéus, Frédérique Porterie, nesta segunda-feira.

Detido a 7 de julho em sua casa, numa área rural do leste de Bordéus (sudeste), o suspeito também é acusado de violar os seus dois filhos pequenos, gravar as violações e publicá-las online, de acordo com uma fonte próxima ao caso.

Esse homem, que reconheceu os factos e está detido provisoriamente, "permitiu que milhares de utilizadores da Internet em todo o mundo aacedessem a fotografias e vídeos de pornografia infantil", explicou a procuradora.

"Desconhecido dos serviços policiais e de justiça", ele apresenta "um perfil totalmente comum: casado, pai de família, ligado a uma profissão", que trabalha nma comunidade local, disse uma fonte próxima ao caso à AFP.

"Ele era um superadministrador de portais de pornografia infantil que parece um homem totalmente normal", resume Eric Bérot, chefe do gabinete central de Supressão da Violência contra Pessoas (OCRVP), a estrutura policial que realizou a investigação após o detetar em 2014.

A sua detenção é o resultado de "trabalho de cooperação internacional", enfatizou Eric Bérot. "Ele comunicava apenas em inglês. Não tínhamos indicação da sua nacionalidade. Mais tarde, com a infiltração cibernética, conseguimos identificá-lo", explicou.

A polícia francesa realizou a investigação em colaboração com a Europol, a polícia europeia, que possui uma célula para combater as redes internacionais de pornografia infantil da darknet.

"Os serviços mundiais tinham como alvo um internauta há anos, que usava pseudónimo e administrava dois portais de pornografia infantil na darknet", disse a juíza Porterie à AFP, acrescentando que em 2007 ele já havia compartilhado nas redes, "fotos e vídeos de sua própria produção". Por fim, os investigadores franceses "conseguiram identificar o seu endereço IP", explicou.

O indivíduo foi acusado a 9 de julho por "crime organizado" e "posse e gravação" de imagens pornográficas infantis. Ele também é acusado de "estupro incestuoso de um menor por um ascendente" e "agressões sexuais incestuosas em um menor de 15 anos de idade por um ascendente", informou a promotoria em comunicado.

O homem, descrito como um "pedófilo ativo" por vários anos, segundo a fonte familiarizada com o caso, foi detido em sua casa, localizada a cerca de trinta quilômetros de Bordéus.

"No campo. Não é ali que se espera descobrir um dos principais administradores da área de pedofilia da darknet. Ele estava entre os 10 pedófilos mais procurados do mundo".

Durante a busca, os investigadores apreenderam equipamentos de informática em sua casa. "Para ser administrador, é necessário ter material, como servidores", diz a mesma fonte.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt