Um Ano Muito Violento

Nova Iorque, durante o inverno de 1981, estatisticamente o ano mais perigoso na história da cidade. Um casal procura manter o seu negócio por entre o labirinto político e corrupção industrial nas ruas de uma cidade em decadência. Leia aqui as críticas de João Lopes e Rui Pedro Tendinha ao filme de J. C. Chandor.
Publicado a
Atualizado a

JOÃO LOPES (Classificação 5/5)

Retrato de Nova Iorque em 1981

Nova Iorque, 1981, e as atribulações de um casal que possui uma empresa de distribuição de combustível... Até certo ponto, estamos no domínio da crónica social, apimentada pelo confronto com elementos do crime organizado. A pouco e pouco, fazendo lembrar os grandes thrillers das décadas de 70/80 (Alan J. Pakula, Sydney Pollack, etc.), o filme vai-se transfigurando num subtil ensaio filosófico em que, com épica serenidade, se reavaliam a verdade e a mentira das relações humanas, desde o espaço do comércio urbano até à intimidade conjugal. Oscar Isaac e Jessica Chastain mostram porque são dois dos maiores atores contemporâneos. Depois de um retrato da crise financeira (O Dia Antes do Fim, 2011) e uma aventura no alto mar (Quanto Tudo Está Perdido, 2013), o realizador J. C. Chandor confirma-se como um artesão à moda antiga - sabe fazer tudo e faz muitíssimo bem.

RUI PEDRO TENDINHA (Classificação 4/5)

A gravidade da Nova Iorque dos 80

O sonho americano filmado nos anos 80 com um impacto de cinema à 70. Este é o projeto de J.C.Chandor, um dos cineastas da nova geração que tem vindo a crescer desde a sua estreia em O Dia Antes do Fim (2011). O argumento original do próprio Chandor (um compêndio de diálogos geometricamente perfeitos) traça o percurso de um emigrante de origem colombiana que ganha proeminência no negócio do transporte de combustível. Um homem de negócios que tenta estar a toda a força dentro da lei e evitar a aliança à máfia local. É um escândalo não estar nomeado para o Óscar de melhor argumento original, sobretudo pela sua refinada consistência de ensaio sobre a honra.

O tom é quase sempre operático e cristalizado numa imensa encenação de discrição. É um contraste mas é também o segredo das especiarias dramáticas deste thriller moral.

[youtube:nsbKIIhb4v4]

Ficha de Filme

Realizador: J. C. Chandor

Com: Jessica Chastain, Oscar Isaac, David Oyelowo

Ano: 2014

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt