Última encenação de António Feio estreia em Outubro
José Pedro Gomes, Jorge Mourato, Cláudia Cadima, Sónia Aragão, Joana Estrela, Eduardo Frazão e João Maria Pinto integram o elenco da peça cuja parte criativa foi toda concebida por António Feio, disseram hoje à agência Lusa a filha mais velha do actor e a directora geral da produtora da peça.
'Apanhados na Rede' é uma peça do dramaturgo e actor britânico Ray Cooney, o mesmo que escreveu 'Dois Amores', encenada por António Feio e interpretada no Teatro Villaret em 2006 pela dupla António Feio/José Pedro Gomes.
'O António já conhecia a peça e em 2009 assistimos juntos a um espectáculo em Paris e ele decidiu encená-la', acrescentou Sandra Faria, da UAU.
Fernando Gomes foi um dos actores escolhidos para o elenco mas, face ao agravamento do estado de saúde, António Feio pediu-lhe que o ajudasse na encenação. Gomes foi então substituído como actor e, assim, a encenação ficou assegurada.
António Feio estreou-se em Maio de 1966, com 11 anos, na peça 'O Mar', pela mão de Carlos Avillez no Teatro Experimental de Cascais (TEC), que na quarta feira o evoca numa sessão de homenagem. Saiu do TEC em 1974 para formar, juntamente com Fernando Gomes, o Teatro Aquarius.
O último trabalho da dupla António Feio/José Pedro Gomes foi na peça 'Vai-se Andando', encenada pelo primeiro e protagonizada pelo segundo, que estreou em finais Outubro de 2009 no Casino Lisboa.
Na altura, António Feio contou à agência Lusa que entre os muitos projetos que pretendia concretizar figurava a peça 'Viva la Vida -- Frida Kahlo', com Fernanda Serrano. A peça chegou a ser trabalhada, mas foi interrompida devido à gravidez da actriz.
As peças 'Auto da Barca do Inferno' para o público jovem, e 'Homens de Escabeche', levadas à cena em Lisboa e no Porto, foram as últimas peças encenadas por aquele actor multifacetado que a comédia trouxe para a ribalta.
'Aproveitem a vida' é o título do livro que a editora Livros d´Hoje deverá publicar em setembro, escrito por António Feio e Maria João Costa quando o actor já se encontrava doente.