UE e Suíça debatem hoje restrições à imigração

A União Europeia e a Suíça vão reunir-se hoje para debater o impacto do resultado do referendo de dia 9, no qual mais de metade dos suíços aprovou a imposição de quotas para trabalhadores estrangeiros.
Publicado a
Atualizado a

O diretor-geral do Serviço Europeu de Ação Exterior, David O'Sullivan, vai receber em Bruxelas o secretário de Estado dos Assuntos Exteriores suíço, Yves Rossier.

A reunião realiza-se a pedido da Suíça depois dos dois responsáveis terem mantido contactos informais nos últimos dias, indicou à agência espanhola Efe uma porta-voz da Comissão Europeia, Maja Kocijancic.

A Comissão Europeia tinha anunciado, logo no dia do referendo, que ia avaliar as relações bilaterais com a Suíça por os suíços terem aprovado limitações à entrada de cidadãos da União Europeia (UE) no seu mercado laboral.

"A UE vai examinar as implicações dessa iniciativa nas relações UE-Suíça como um todo," afirmou a comissão num comunicado emitido depois de conhecidos os resultados do referendo.

A proposta de limitar a entrada de cidadãos da UE foi feita pelo Partido de extrema-direita, a União Democrática do Centro (UDC), tendo sido também aprovado pelos suíços o princípio da preferência pelo trabalhador nacional face ao estrangeiro, que se encontrava abolida para todos os trabalhadores oriundos de algum dos países da União Europeia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt