Trump diz que a Rússia devia estar na cimeira do G7
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que a Rússia devia estar a participar na cimeira do G7. Moscovo foi afastado das reuniões dos países mais ricos do mundo após a anexação da Crimeia, em 2014.
"Amo o nosso país. Tenho sido o pior pesadelo da Rússia... Mas, dito isto, a Rússia devia estar neste encontro", disse Trump antes de deixar a Casa Branca e partir para a reunião, que decorre hoje e amanhã no Quebeque.
"Pode não ser politicamente correto, mas temos um mundo para gerir. Deviam deixar a Rússia voltar a entrar", acrescentou.
Os comentário de Trump poderão tornar a cimeira, que já será marcada pela questão das tarifas impostas pelos EUA aos parceiros, ainda mais conflituosa.
Conte de acordo
O novo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, concorda com o regresso da Rússia.
"Estou de acordo com o presidente Trump. A Rússia devia ser readmitida no G8. É no interesse de todos", indicou num tweet enviado já no Quebeque, onde faz hoje a sua estreia nos grandes palcos internacionais.
O governo italiano, apoiado pelo Movimento 5 Estrelas (antissistema) e pela Liga Norte (extrema-direita), defende uma reaproximação à Rússia, assim como o fim das sanções económicas a Moscovo.