Tropas russas expulsam forças ucranianas do centro da cidade de Severodonetsk
As tropas russas expulsaram o exército ucraniano do centro de Severodonetsk, cidade estratégica do leste da Ucrânia e cenário de combates há várias semanas, anunciou esta segunda-feira o Estado Maior das Forças Armadas ucranianas.
"Com o apoio da artilharia, o inimigo executou um ataque a Severodonetsk, com um triunfo parcial e expulsou as nossas unidades do centro da cidade. Os combates continuam", anunciou o exército num comunicado no Facebook.
Serguei Gaiday, governador da região de Lugansk - de onde Severodonetsk é o centro administrativo para a parte controlada pelas autoridades ucranianas - confirmou que as forças ucranianas foram expulsas do centro da cidade.
"Os combates nas ruas prosseguem (...) os russos continuam a destruir a cidade", afirmou numa mensagem no Facebook, ao lado de imagens de edifícios destruídos ou em chamas.
A fábrica de produtos químicos Azot, onde muitos civis estão refugiados, foi alvo de bombardeamentos russos. Já instalações de purificação foram atingidas pelos projéteis, segundo o governador.
Na cidade vizinha de Lysychansk, três civis, incluindo uma criança de seis anos, morreram vítimas dos bombardeios das últimas 24 horas, afirmou Gaiday.
Para as tropas de Moscovo, controlar Severodonetsk abriria o caminho para assumir o comando de outra grande cidade do Donbass, Kramatorsk, uma etapa importante para conquistar toda a região de fronteira com a Rússia, que já está parcialmente nas mãos dos separatistas pró-Rússia desde 2014.