Treinador de esquiadores olímpicos julgado por doping

Começou nesta segunda-feira o julgamento de Walter Mayer por alegadamente ter fornecido substâncias dopantes a vários atletas de topo, entre 2005 e 2009. Mayer já tinha sido implicado no escândalo de doping envolvendo os esquiadores de fundo e biatletas austríacos que participaram nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim 2006.
Publicado a
Atualizado a

Neste julgamento estão acusados ainda um intermediário, um farmacêutico e mais duas pessoas, além de Mayer. Karl Heinz R. testemunhou que actuou como intermediário, ao serviço de Mayer, e obteve substâncias dopantes, como hormona de crescimento humana (hGH) e eritropoietina (EPO), junto de um farmacêutico de Viena.

Karl Heinz R. explicou que as entregas de EPO a atletas aumentaram durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Turim. Já em território italiano, os chalés dos esquiadores de fundo e biatletas foram alvo de buscas por parte dos Carabinieri e das brigadas antidoping do Comité Olímpico Internacional (COI). Foram apreendidos dopantes, sacos de sangue, seringas e outro material para doping sanguíneo. Mayer acompanhou os atletas a Turim, apesar de o COI o ter banido dos Jogos por envolvimento em dopagem em Salt Lake City 2002.

Entre os alegados clientes de Mayer constavam Christian Hoffmann, campeão olímpico de esqui de fundo em 2002, Alois Stadlober, antigo campeão do mundo da mesma modalidade, Wolfgang Perner, biatleta, e Juergen Pinter e Roland Diethart, esquiadores de fundo. Os três últimos cumprem suspensões vitalícias na sequência do escândalo em Turim 2006. Todos devem comparecer em julgamento, que deverá decorrer até 17 de Agosto.

Mayer, de 54 anos, sujeita-se a uma pena de prisão até três anos. Está a ser julgado com base na lei antidoping adoptada pela Áustria em 2008, numa altura em que o arguido alegadamente continuava a fornecer dopantes a atletas. O treinador também está envolvido no escândalo da rede de doping sanguíneo que funcionava a partir do laboratório vienense Humanplasma.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt