Tigre procura-se. Índia perdeu o seu símbolo nacional

Foi organizada uma busca nacional para encontrar o tigre Jai
Publicado a
Atualizado a

Pessoas penduram cartazes nas ruas, rezam e fazem cerimónias religiosas em homenagem a Jai. Os jornais todos os dias reportam avistamentos não confirmados em locais diferentes e o governo oferece uma recompensa de 50 mil rupias, (cerca de 670 euros), uma pequena fortuna, a qualquer um que tenha informação sobre o seu paradeiro. A Índia está à procura do tigre Jai.

Para os indianos, esta operação de busca pelo animal que desapareceu há três meses faz todo o sentido. Jai é o tigre mais famoso da Índia desde que, há três anos, se tornou num símbolo nacional, quando fez uma caminhada por aldeias, rios e autoestradas para encontrar uma companheira.

O tigre de sete anos e 250 quilos é louvado por ter ajudado a aumentar a população de tigres da Índia, sendo pai de mais de 20 crias, contribuindo para o aumento do turismo.

Os milhões de fãs de Jai, que tem o nome da personagem da estrela de Bollywood Amitabh Bachchan no famoso filme Sholay, começaram a ficar preocupados com o tigre quando a sua pulseira eletrónica deixou de emitir sinais há três meses, segundo a AFP, e os seus avistamentos se tornaram mais raros.

Rohit Karoo, um dos homens que coordena as operação de busca, contou à AFP que "cerca de 10 organizações não-governamentais, habitantes de cerca de 400 aldeias e agentes dos serviços florestais estão a patrulhar as florestas em Maharashtra para encontrar Jai", que foi visto pela última vez a 18 de abril.

Nas redes sociais estão a ser partilhados vídeos da última vez que Jai foi visto:

[youtube:iUAigC1mXQk]

As autoridades esperavam encontrá-lo até esta sexta-feira, Dia Internacional do Tigre, mas admitiram que não fazem ideia de onde ele possa estar. Este dia é particularmente importante na Índia, onde vivem 70% da população mundial de tigres.

O ministro do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas, Anil Madhav Dave, recordou esta sexta-feira em comunicado que a população mundial de tigres diminuiu 95% durante o século XX e que o seu tráfico ilegal na Ásia ainda constitui uma das maiores ameaças à preservação do felino.

O Governo indiano quer transformar o tigre numa atração turística do país.

Enquanto uns acreditam que Jai possa estar ferido, conforme rumores, Rohit Karoo acredita que não. Ele afasta essa hipótese dizendo que o tigre é um "macho dominante com capacidade para viajar grandes distâncias".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt