Tiago
Quem o viu jogar garante que passou ao lado de uma grande carreira no andebol Aos 13 anos entrou para o Vianense, mas nunca chegou a jogar No Âncora-Praia, antes de ir para Braga, "ganhou maturidade" "Era um miúdo alegre e humilde. Exactamente como agora"
O início de actividade de Tiago no futebol não foi fácil: aos 13 anos tentou a sorte no clube local, Vianense, mas como não jogava o pai decidiu suspender-lhe a carreira. E só depois de uma aventura no andebol Tiago voltou a investir no futebol. Foi aos 15 anos, quando decidiu ingressar no Âncora-Praia, de Caminha. Mesmo aí teve de esperar um ano para começar a jogar. Um arranque de carreira lento, mas que ele rapidamente recuperou com uma progressão acelerada. No Braga, Manuel Cajuda não demorou a detectar nele um grande talento e lançou-o na equipa principal na época de 1999/2000. "É um jogador fantástico, só precisa de ganhar mais corpo", alertava Cajuda. Tiago ultrapassou bem o facto de ser magrinho e captou a atenção do Benfica, que o foi buscar a meio da época 2001 /2002. Na Luz, jogou dois anos em grande, o que lhe valeu a admiração de José Mourinho, que o levou para o Chelsea. Em Inglaterra, Tiago foi campeão inglês, antes de sair para o Lyon, com o qual se tornou este ano campeão francês.
Tiago , camisa 19 da selecção nacional, poderá ter passado ao lado de uma grande carreira… no andebol. É, pelo menos, essa a convicção de quem o via jogar no clube do bairro onde morava, em Viana do Castelo. Uma cidade que agora vibra por sentir-se representada no Mundial, orgulhosa no "rapaz da terra".
Aos 13 anos, Tiago abraçou o futebol ingressando no S.C.Vianense, o clube em que todos os miúdos da terra queriam jogar, mas ao fim de alguns meses de experiência, Carlos Mendes decide "suspender" a carreira do filho. "Era uma altura de formação, em que os miúdos precisavam era de jogar. No Vianense só treinava quem ia jogar no domingo seguinte. Para os outros não havia treino e ele não estava lá a fazer nada", lamenta.
Deixou o futebol, praticamente dispensado do seu primeiro clube, para se dedicar ao andebol na equipa do bairro onde sempre viveu - Capitães de Abril. Foi guarda-redes, representou a selecção distrital e chegou a ser considerado o "jogador mais espectacular" num torneio internacional de andebol de praia. Conta quem o conhece que "até podia ter feito uma grande carreira", se o futebol não falasse mais alto.
Aos 15 anos regressou ao futebol na modesta formação do Âncora-Praia (Caminha), mas só começa a jogar oficialmente um ano mais tarde, já que a equipa não dispunha de infantis. "Treinava, mas como não estava inscrito não podia jogar", explica ao DN Manuel Presa, o presidente da direcção de um clube com pouco mais de 200 sócios, um campo pelado, mas que ainda hoje recebe a visita de Tiago , grato pelo trabalho desenvolvido antes de partir para Braga.
"Ganhou muita maturidade, que impulsionou a carreira que tem hoje", afirma o pai, elogiando a "persistência" que sempre demonstrou, mesmo quando a escola se ressentia. "Dizia sempre: Eu vou ser jogador de futebol, mas estejam descansados que no final do ano passo. E assim foi, nunca reprovou".
Na curta passagem pelo Vianense, Tiago deixou alguns amigos. Como Paulo Pereira, um dos que teve a "sorte" de ser opção para jogar. "Notava-se que apesar de magrinho tinha potencial e bons pés. Era uma questão de apostarem nele e foi pena porque o clube é que perdeu", reconhece. Ainda hoje amigo de Tiago , recorda algumas qualidades do então companheiro: "Era um miúdo humilde, simpático e alegre. Exactamente como é agora".
Pelo mediatismo que atingiu, Tiago faz vibrar a população de Viana a cada conquista. Que o digam os clientes do Café Brito, em pleno centro da cidade, que decidiram colocar uma fotografia gigante do internacional à entrada, adornada por 250 bandeiras nacionais. "É para mostrarmos ao nosso Tiago que Viana está de alma e coração com ele", explica Pedro Vaz, lançando o "apelo" a Scolari: "Ele tem de ser titular. É o nosso menino de ouro". E para Tiago fica um único pedido: "Se for campeão, que venha cá mostrar a taça".".
Perfil
Tiago, Médio
Nasceu a 2 de Maio de 1981, em Viana do Castelo
Com 13 anos ingressou no Vianense, mas como não jogava interrompeu a carreira
Aos 15 voltou a jogar nno Âncora-Praia, de Caminha, antes de se mudar par o Braga. Daí transferiu-se para o Benfica, em 2002.
Campeão inglês no Chelsea e francês no Lyon.