Tiago Pires cai na repescagem na Gold Coast
No 11.º "heat" da segunda eliminatória, "Saca", que terminou 2011 no 23.º lugar do "ranking" mundial, somou 10,73 pontos (5,33 e 5,40), enquanto Durbidge, 16.º na última época, contabilizou 13,53 (6,83 e 6,70).
"Infelizmente hoje não deu. A minha escolha de ondas não foi a melhor e o Bede foi um competidor mais inteligente do que eu. É com muita pena que me vejo afastado desta prova tão prematuramente, mas o ano ainda é muito longo", afirmou Tiago Pires, na sua página oficial na rede social na Internet Facebook.
Tal como Durbidge, também os "anfitriões" Joel Parkinson, Taj Burrow e o sul-africano Jordy Smith garantiram a passagem à terceira eliminatória do campeonato, juntando-se ao norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão do Mundo, a John John Florence, autor da melhor prestação da prova (18,80 pontos), ao brasileiro Adriano De Souza, aos australianos Owen Wright e Mick Fanning e a Michel Bourez, da Polinésia Francesa.
Em 2011, Kelly Slater venceu o Quiksilver Pro Gold Coast, ao bater na final Burrow e depois de ter eliminado nas meias-finais "Saca", que, com o terceiro lugar em Snapper Rocks, obteve o seu melhor resultado na última temporada.