Teatro Nacional São João celebra Semana Mundial do Teatro
Este ano, no Teatro Nacional São João (TNSJ), o Dia Mundial do Teatro transforma-se na Semana Mundial do Teatro. De 24 a 28 de março, o TNSJ promove cinco visitas guiadas com a participação de artistas, figuras públicas e ilustres elementos do "protocolo afetivo" do TNSJ. Desta forma, levanta-se o "pano" sobre as histórias do teatro e o que acontece para lá do palco e dos olhares dos espetadores.
A efeméride será ainda assinalada com a realização de oficinas e masterclasses, onde o público tem oportunidade de descobrir os segredos e pormenores da conceção de um espetáculo, com formadores especialistas em várias áreas.
As visitas guiadas têm início a 24 de março, terça-feira, e contam com o contributo do cenógrafo Pedro Tudela. No dia 25, quarta-feira, é a vez do ator João Reis relatar os episódios vividos num palco que conhece bem, tendo participado em produções como Turismo Infinito ou O Mercador de Veneza, de Ricardo Pais. O convidado de dia 26 de março, quinta-feira, é o arquiteto Luís Soares Carneiro, especialista em espaços culturais. No Dia Mundial do Teatro, dia 27 de março, sexta-feira, os visitantes vão ser guiados por Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ. Finalmente, no dia 28, sábado, é José Pêra, antigo fiscal de sala do TNSJ, quem dá a conhecer a Casa e conta as histórias curiosas dos bastidores. As visitas guiadas decorrem às 12:30 e a entrada tem o custo de 5 euros.
Duante a tarde, são as oficinas e masterclasses, com especialistas que participaram em muitos dos espetáculos do TNSJ, a ocuparem o espaço com mais de 200 anos de história. Serão realizadas masterclasses sobre diversas áreas do mundo do Teatro como a cenografia, o papel da fotografia, a caracterização, técnica vocal e o movimento na dramatização. As oficinas decorrem entre as 14.30 e as 17.30 e têm lotação limitada.
Ainda, até dia 27 de março, no palco do TNSJ, é possível assistir a O Fim das Possibilidades, produção da Casa com encenação de Nuno Carinhas e de Fernando Mora Ramos.