Talks Barreiro: cidade aposta nas medidas "invisíveis" do ambiente
A última Talk Barreiro vai abordar um tema cada vez mais "quente": o ambiente e a sustentabilidade. Um tema determinante não só para a qualidade de vida dos cidadãos, mas, também, com impacto o presente e, principalmente, no futuro.
E se o presente começa na reformulação da frota de transportes públicos, com a introdução de viaturas movidas a gás natural, há ações que, apesar de serem imediatamente agradáveis, serão mais apreciadas pelas próximas gerações. É o caso da gestão do saneamento. Uma medida que, conforme explicará Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, é determinante, principalmente se tivermos em conta o passado industrial da cidade.
Mas as medidas "verdes", como explicará Nuno Banza, presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, devem incidir nos três ecossistemas existentes: saúde humana, saúde animal, saúde ambiental. Qualquer desequilíbrio num deles tem consequências, nalguns casos graves e funestas, nos outros. Um exemplo? A plantação de árvores. Uma medida que é determinante não só em termos de temperatura mas também ao nível da gestão da humidade e mesmo da retenção de dióxido de carbono.
Rui Braga, vereador do Planeamento e Urbanismo na Câmara Municipal do Barreiro, por seu lado, falará das medidas internas concretas que a câmara levou e está a levar a cabo - sendo a desmaterialização a mais importante - e o impacto que as mesmas têm em termos de ambiente.
Pouco mais de 30 minutos de conversa que explicam porque o Barreiro consta de rankings internacionais de boas práticas ambientais, para acompanhar dia 28 de julho às 11 horas em www.dn.pt.
dnot@dn.pt