Tablóides dedicam menos atenção a Kate do que a Diana
Nos meses que antecederam o casamento - e nos anos seguintes -, a escolhida pelo príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico, foi constantemente seguida por fotógrafos. Mas as aparições públicas da noiva de William têm sido raras depois do anúncio, em Novembro passado, da data do casamento. "Os jornais têm tido dificuldade em encontrar algo para escrever", notou o ex-director do Daily Mirror, Roy Greenslade, na sua coluna no Guardian. Nos últimos anos foram conhecidas acções do secretariado do príncipe junto da imprensa para evitar abusos à privacidade de Kate e William. Mais recentemente, a família Middleton contactou a Comissão de Queixas sobre a Imprensa por causa do "assédio" de fotógrafos.
Todavia, a atenção dos media mantém-se e, à medida que se aproxima o dia, é mais frequente encontrar notícias sobre o assunto. Enquanto o The Sun especulava sobre a lua de mel do casal, no Mirror, Daily Express e Daily Mail comparava-se a beleza de Kate e de outras princesas. Mas o verdadeiro furo poderá ter sido descoberto pelo Huffington Post, o site norte americano, ao identificar o estilista do vestido da noiva, até agora no segredo dos deuses. O facto de a notícia ter sido primeiro publicada nos EUA reflecte o elevado interesse dos media norte americanos no casamento. A CNN vai mobilizar dezenas de jornalistas e alguns dos principais apresentadores, incluindo Piers Morgan e Richard Quest. O canal começou a emissão de uma série de programas especiais sobre o casamento e a cerimónia e celebrações terão transmissão em directo.
Nos canais britânicos começaram também a ser apresentados alguns documentários sobre a família real e até sobre a família de Kate. Mas será no próprio dia que a BBC, Sky News e ITV colocarão em marcha grande operações para cobrir o acontecimento com relatos e comentários a acompanhar as imagens. As três vão partilhar os meios dentro da igreja mas no exterior terão estúdios e pontos de reportagem montados junto à abadia de Westminster e ao palácio de Buckingham. Só da estação pública de rádio e televisão estima-se que estarão envolvidas mais de 400 pessoas. A rede Sky pretendia responder com uma emissão em 3D [três dimensões] mas o palácio de Buckingham vetou por as câmaras serem demasiado grandes.