Surfistas na Praia de Cortegaça para festa reggae

A praia de Cortegaça, em Ovar, vai iluminar-se sexta-feira para receber o "Surf at Night 2009", que, além de proporcionar a centenas de praticantes a oportunidade rara de surfarem à noite, prevê também recolhas de alimentos e campanhas de sensibilização contra as drogas.
Publicado a
Atualizado a

A festa começa às 15:00 com aulas de surf, exibições de DJ, aulas de yoga, paredes de escalada e slide, e um workshop de "shaping" por Luís Bento.

A presença de "Lufi", é para Nuno Amaro, organizador do evento, "um grande privilégio", já que em causa está "um dos grandes mestres da construção de pranchas «longboard»".

O carácter diferenciador da iniciativa está reservado para a noite, quando "a praia vai estar toda iluminada por balões de luz e holofotes, para que as pessoas possam estar no mar à vontade".

Entre as 21:30 e as 00.30, as ondas estarão reservadas para as demonstrações de grandes «team riders» nacionais; depois, até á manhã de sábado, o mar é de todos e deverá acolher praticantes de surf, «bodyboard» e «longboard» de todas as idades.

Para Nuno Amaro, "o que a «Surf at Night 2009» tem de engraçado, além de permitir a prática nocturna destes desportos, é a sua componente social".

"Em primeiro lugar, temos o espírito do surf e da música reggae, a contribuir para um planeta sustentável, com um crescimento equilibrado", afirma. "Depois, temos a consciência de que, neste momento, há muitas famílias em que os pais estão desempregados e não há comida na mesa", acrescenta.

Nuno Amaro adianta que "o evento está a gerar uma dinâmica muito grande em todo o país" e, nesse contexto, observa: "Se tivermos cá 1000 pessoas e cada uma trouxer um quilo de arroz, é uma tonelada de alimento que vamos recolher para dar a pessoas mais desfavorecidas".

A recolha de alimentos a realizar no âmbito do "Surf at Night 2009" conta com a parceria da associação Abraço, que participará também numa campanha de luta contra a sida, e a instituição "Tudo sobre rodas" dedicar-se-á, por sua vez, a uma campanha de sensibilização contra o uso de drogas.

Nuno Amaro defende que essa é uma acção "muito importante porque a maioria das pessoas pensa que o problema das drogas pesadas desapareceu.

"É preciso alertar para o outro problema gravíssimo que foi aumentando entretanto, que é o das drogas psicadélicas", sustenta.

O programa da segunda edição do "Surf at Night 2009 - Reggae Beach Party" inclui também uma campanha de reciclagem de material electrónico, em que a empresa "2nd Market" trocará equipamentos de pequeno porte por bebidas.

O bilhete de entrada no recinto custa oito euros, se comprado no dia do evento, e seis euros, se adquirido em datas anteriores. A compra do ingresso na recepção do Parque de Campismo de Cortegaça dá direito a acampamento gratuito no local.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt