Suíços mantêm melodia mas votam online nova letra do hino nacional
Letra difícil de decorar, pesado e ultrapassado. As críticas ao hino nacional suíço - o chamado Cântico Suíço - não faltavam. Por isso a Sociedade Suíça de Utilidade Pública decidiu lançar um concurso para lhe escolher um sucessor. Requisitos: refletir a diversidade política e cultura da Federação Helvética, além de obedecer aos valores de fraternidade, igualdade, liberdade e solidariedade presentes do preâmbulo da Constituição. Das mais de 200 propostas apresentadas, um júri escolheu seis, que foram a votação popular na Internet. A vencedora já está escolhida, mas tem agora de ser aprovada no Conselho Federal e no Parlamento.
Erguida lá em cima ao vento, a nossa bandeira vermelha e branca. É este o título da letra eleita pelos suíços para ser o seu novo hino. A melodia do Cântico Suíço mantém-se, mas as estrofes sucedem-se nas quatro línguas faladas na Confederação: alemão, francês, italiano e romanche. Escrito por Erner Widmer, de Zollikerberg, uma localidade junto ao lago de Zurique, o novo hino terá ainda de ser submetido à aprovação do governo e dos deputados. Serão estas instâncias a decidir de passa a ser oficial ou se acaba esquecido dentro de uma gaveta.
Conheça aqui o vencedor do concurso:
[youtube:gbCQedh6DBI#t=12]
Este é o mal amado Cântico Suíço:
[youtube:1oLIvPpIGiI]
E se a Sociedade Suíça de Utilidade Pública parece convencida de que as reticências apresentadas sobretudo pelos sectores mais conservadores vão ser ultrapassadas, a verdade é que até agora o Conselho Federal preferiu sempre o statu quo à mudança. E ainda no ano passado considerou que o Cântico Suíço não fica a perder quando comparado com criações contemporâneas.
Eleitos os três cânticos finalistas, Erguida lá em cima ao vento, a nossa bandeira vermelha e branca acabou por conseguir maior votação popular do que Povos solidários, livres nas nossas terras e sobre Levantamos, todos juntos, os olhos sobre a nossa Pátria.