Sub-19 qualificam-se para a Ronda de Elite do Europeu
Portugal qualificou-se esta sexta-feira para a Ronda de Elite de qualificação para o Europeu de futebol de sub-19, ao golear a Albânia, por 4-1, em Lagoa, na segunda jornada do Grupo 7 da primeira fase de apuramento.
A seleção das "quinas", que na ronda inaugural venceu o País de Gales (2-1), junta-se à Dinamarca, que nesta sexta-feira goleou os gauleses (4-0), somando igualmente o segundo triunfo na prova, depois da vitória (1-0) sobre os albaneses.
Na última jornada, que se disputa na segunda-feira, 17 de novembro, Portugal discute com a Dinamarca o primeiro lugar do grupo, enquanto albaneses e galeses decidem o último lugar da "poule" de qualificação para o Europeu de 2015, na Grécia.
A superioridade dos portugueses foi evidente ao longo de todo o encontro, tendo Portugal atingido o intervalo com uma vantagem folgada, com golos de Paulo Henrique, aos 5', Renato Sanches (10'), Hildeberto Pereira (15') e Gonçalo Guedes (42'). Na segunda parte, Rashica reduziu (62') para a Albânia.
A formação portuguesa passeou a sua superioridade ao longo de todo o encontro, perante um adversário que apenas na segunda parte conseguiu sair do seu meio campo, construindo três lances de perigo, um dos quais resultou no golo.
A goleada da seleção das "quinas" começou a desenhar-se logo aos cinco minutos, quando Paulo Henrique finalizou com êxito uma jogada de entendimento com Gil Dias.
A partir daqui, o pendor ofensivo dos portugueses acentuou-se, materializando em golos as oportunidades criadas.
Aos 33', Portugal beneficiou ainda de uma grande penalidade para ampliar o marcador, mas Hildeberto Pereira permitiu a defesa do guarda-redes adversário, ao rematar fraco.
No segundo tempo, a seleção das "quinas" abrandou o ritmo de jogo, tendo o futebol praticado por ambos os conjuntos caído de qualidade e objetividade, com a Albânia a equilibrar o encontro e a reduzir a diferença no marcador (1-4), por intermédio de Rashica (62').
Portugal defronta a Dinamarca, na segunda-feira, dia 17 de novembro, no Estádio da Nora, nas Ferreiras, em Albufeira, na terceira e última jornada da prova.