Stonehenge pode ter sido construído primeiro no País de Gales

Investigadores acreditam ter encontrado as pedreiras das pedras azuis do monumento do Neolítico
Publicado a
Atualizado a

Arqueólogos britânicos acreditam que Stonehenge pode ter sido erigido no País de Gales antes de ter sido construído na planície de Salisbury, em Inglaterra. A descoberta da data da extração das pedras, cerca de 500 anos da construção do monumento no local onde está atualmente, leva especialistas a pôr a hipótese de as pedras poderem ter sido usadas primeiro num monumento perto das pedreiras, em Gales.

[twitter:673823508984635393]

Investigadores de um projeto liderado pela University College London (UCL) descobriram uma série de cavidades em rochas de Craig Rhos-y-felin e Carn Goedog, a norte dos montes Preseli, ponto de origem das pedras azuis do monumento pré-histórico, que coincidem em tamanho e forma com os monólitos de Stonehenge. Descobriram também pedras de tamanho semelhante que os construtores extraíram mas deixaram no local e ainda uma espécie de "cais de carga".

Os menires maiores de Stonehenge são arenitos mas os mais pequenos, conhecidos como pedras azuis, vieram dos montes Preseli, no Pembrokeshire. Esta origem é conhecida desde os anos 20 do século passado, mas só agora os arqueólogos conseguiram localizar as pedreiras.

[artigo:4793510]

A descoberta permitiu usar as técnicas de datação por radiocarbono para saber a idade das cascas de avelãs carbonizadas e carvão das fogueiras dos trabalhadores da pedreira - e revelar quando as pedras foram extraídas.

"Temos datas de 3400 anos A.C. para Craig Rhos-y-felin e 3200 para Carn Goedog, o que nos intriga porque as pedras não foram erigidas em Stonehenge até 2900 A.C.", explicou o diretor do projeto, Mike Parker Pearson, da University College London (UCL), citado pelo The Guardian.

O professor universitário não acredita que tenham sido necessários 500 anos para levar as pedras até ao local onde estão agora, a 225 quilómetros da fonte. "Acho muito improvável. É mais provável que as pedras tenham sido primeiro usadas num monumento local perto das pedreiras, que depois foi desmantelado e arrastado para Wiltshire." Ou seja, um "primeiro Stonehenge".

Outra investigadora do projeto, KateWelham, da Bournemouth University,acredita que as ruínas do antigo monumento podem estar entre as duas pedreiras e espera encontrá-las em 2016.

Outra hipótese é que os arenitos, as pedras maiores, tenham sido acrescentados a Stonehenge mais tarde, quando as pedras azuis já lá estavam.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt