Stan Lee, o criador dos super-heróis da Marvel, morreu aos 95 anos

Stan Lee começou ainda adolescente na empresa que viria a ser a Marvel Comics. Das suas mãos saíram o Homem-Aranha ou o incrível Hulk.
Publicado a
Atualizado a

Stan Lee, o criador dos super-heróis da Marvel Comics, faleceu aos 95 anos no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, na Califórnia, avançou a Associated Press, citando o advogado da filha. As causas da morte não foram ainda divulgadas.

O escritor foi levado de ambulância da sua casa, em Hollywood Hills, até ao hospital, onde foi declarado o óbito.

Ainda não são conhecidas as causas da morte, mas o TMZ revela que Lee sofreu alguns problemas de saúde no último ano, entre os quais uma pneumonia e problemas de visão.

O empresário norte-americano foi um dos fundadores da Marvel, em 1961, com Jack Kirby, altura em que lançaram "O Quarteto Fantástico". Entre as suas criações mais icónicas constam personagens como o Homem-Aranha, o Pantera Negra, o Hulk, o Homem de Ferro ou Os Vingadores.

Stan Lee tornou-se uma figura lendária da banda desenhada norte-americana, tendo criado muitas personagens que se tornaram ícones da cultura popular a nível mundial. Os seus super-heróis caracterizam-se por ser moralmente complexos, como o inseguro Homem-Aranha, o enraivecido Hulk ou o arrogante Homem de Ferro. Foram o trunfo para combater a rival DC Comics.

Na década de 1950, os super-heróis entravam em declínio depois de o Senado os ter declarado como potenciadores da delinquência juvenil. Tendo sido criado um código moral para as bandas desenhadas onde estava definido o que era aceitável.

As suas personagens complexas começaram a surgir na década de 1960 e foram, nas palavras do autor Michael Chabon (vencedor de um Pulizter com um livro de banda desenhada), a salvação deste género literário.

De nome completo Stanley Martin Lieber, o escritor apareceu também em alguns dos filmes das figuras que ajudou a criar, como figurante. Nasceu em Nova Iorque, em 1922, era o filho mais velho de uma família de imigrantes judeus romenos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt