Sporting vence CSKA e vinga final da UEFA de 2005

Leões venceram uma equipa russa pela primeira vez na história; Teo Gutiérrez adiantou o Sporting, mas Doumbia empatou antes do intervalo. No segundo tempo Slimani fez o golo da vitória (2-1).
Publicado a
Atualizado a

Acabou a malapata russa. O Sporting venceu o CSKA de Moscovo, esta terça-feira, em Alvalade, em jogo da primeira mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões (2-1). A equipa leonina, que nunca tinha vencido um adversário russo (perdeu quatro e empatou um jogo), esteve quase sempre por cima no jogo e ainda se pode queixar de uma (ou duas) grande penalidade não assinalada.

Teo Gutiérrez adiantou os leões aos 19', numa jogada de Carrillo, mais uma vez o melhor em campo. O peruano defendeu, atacou e fez duas assistências para golo. Jesus queria "ganhar sem sofrer golos", mas os russos não lhe fizeram a vontade e Doumbia marcou perto do intervalo. Minutos antes tinha desperdiçado um penálti. Patrício adivinhou o lado e impediu o jogador da Costa do Marfim de marcar.

No segundo tempo o jogo foi mais divido, mas, no fim, acabou por imperar o brilhantismo de Carrillo e Slimani. O peruano recuperou a bola em frente à área e serviu o argelino de calcanhar. O camisola 9 foi paciente e persisente e acabou por marcar o golo da vitória (2-1).

A vantagem de um golo é curta para a equipa de Jesus ir descansada a Moscovo, na segunda mão, mas sempre é uma vantagem. Além disso o triunfo vingou de alguma forma a final da Taça UEFA de 2005, perdida para a equipa russa.

- Acabou o jogo. Sporting venceu por 2-1, com golos de Teo e Slimani. Doumbia marcou para o CSKA.

90'- Árbitro manda jogar mais três minutos.

88'- Substituição no CSKA. Entra Natkho e sai Doumbia.

88'- Eremenko remata sem perigo para Patrício.

85'- Jesus pede alto e bom som para a equipa não descer as linhas e continuar a atacar.

81'- GOLO do Sporting. Slimani marca. Carrillo de calcanhar desmarcou argelino, que, desta vez, não desperdiçou e fez um belo golo.

78'- Substituição no CSKA. Entra Georgi Milanov e sai Zoran Tosic.

77'- Ataque rápido do CSKA a obrigar Patrício a sair da área para segurar e afastar o perigo.

77'- Grande remate de Gelson Martins a obrigar Akinfeev a grande defesa... bola sobra para Carrillo que estava em fora de jogo. Peruano ainda mete a bola na baliza, mas o árbitro já tinha invalidado o lance.

74'- Jesus desesperado faz dupla substituição. Entra Gelson Martins e Carlos Mané para o lugar de Gutiérrez e João Mário.

72'- Slimani reclama penálti. E com razão. Berezutski cortou a bola com a mão, mas o juiz turco não viu...

69'- Cartão amarelo para Doumbia, por mão na cara de Adrien.

64'- Jesus estreia Aquilani. Sai Bryan Ruiz.

62'- Bryan Ruiz pede grande penalidade... Leões protestam, mas o árbitro manda seguir o jogo

61'- Joga-se feio nesta altura. Cartão amarelo para Mário Fernandes, por falta sobre Teo Gutiérrez.

55'- Cartão amarelo para Slimani. Argelino está muito ativo no jogo, mas pouco eficaz.

53'- Bryan Ruiz deslumbra-se, tenta fazer um drible em plena grande área e a bola perde-se...

52'- Doumbia em fora de jogo marca... mas árbitro já tinha invalidado o lance.

51'- Slimani salta mal e perde oportunidade de criar perigo.

48'- Aquilani, Gelson e Montero aquecem ...

46'- João Pereira pára Musa em falta e vê o cartão amarelo.

46'- Rola a bola na segunda parte.

Resultado (1-1) não agrada a Jesus, que tinha referido antes do jogo a importância de não sofrer golos em casa. Empate é penalizador para a iniciativa leonina, mas podia ser pior: Patrício já defendeu uma grande penalidade. Bryan Ruiz ainda não apareceu no jogo...

45'- Intervalo.

40'- GOLO do CSKA. Doumbia redime-se e marca. O jogador do CSKA sai disparado para a baliza, leões ficam a reclamar da posição, mas o árbitro manda seguir e Doumbia ultrapassa Rui Patrício e atira para o fundo das redes.

39'- Slimani com muito perigo, atira à malha lateral!

38'- Musa está a criar muitos problemas a João Pereira

33'- Mais um cruzamento para Slimani que acaba nas mãos de Akinfeev.

28'- Cartão amarelo para Pontus Wernbloom.

27'- Rui Patrício defende grande penalidade de Doumbia. Guarda redes do Sporting adivinha o lado e agarra a bola.

26'- Grande penalidade de Jefferson...Brasileiro tentou travar Tosic, mas cometeu falta. Cartão amarelo para o defesa leonino.

24'- Cartão amarelo para Teo Gutiérrez.

20'- CSKA tenta reagir ao golo leonino. Tosic de calcanhar tira Paulo Oliveira da frente, passa por Rui Patrício mas a defesa leonina acaba por afastar o perigo.

15'- João Pereira tenta servir Slimani, mas a bola acabou nas mãos de Akinfeev.

- Carrillo isola Bryan Ruiz que mete para Teo Gutierrez empurrar para o fundo das redes. É o segundo golo do colombiano pelos leões, depois de ter marcado na Supertaça.

12'- GOLO do Sporting! Por Teo Gutiérrez.

10'- Boa iniciativa do Sporting, com Jefferson a cruzar e Naldo a aparecer na área a desviar por cima.

6'- João Mário cruza, Paulo Oliveira amortece para Slimani que fica caído na área e reclama falta. Manda seguir o árbitro.

1'- Começa o jogo. Sai a jogar o CSKA.

Rui Patrício; João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson; Carrillo, Adrien, João Mário, Bryan Ruiz; Teo Gutierrez e Slimani.

Para já, em onze que ganha Jorge Jesus não mexe. O treinador do Sporting mantém-se fiel à equipa titular utilizada nos dois jogos oficiais da temporada até agora (contra Benfica, na supertaça, e Tondela, no arranque da Liga) e lança os mesmos jogadores de início no ataque ao CSKA de Moscovo, na primeira mão do play-off da Liga dos Campeões, esta terça-feira (19.45), em Alvalade.

Do lado do CSKA, o técnico Leonid Slutsky dá a entender que não está em Lisboa apenas preocupado em defender, optando por lançar em simultâneo os avançados Doumbia e Musa no onze: Akinfeev; Fernandes, Berezutski, Ignashevich e Nabakin; Wernbloom e Dzagoev; Tosic, Eremenko, Musa e Doumbia.

Jorge Jesus convocou pela primeira vez o médio italiano Aquilani, contratado à Fiorentina, mas este começa a partida no banco de suplentes. Da lista de 18 jogadores convocados pelo técnico 'verde e branco' foram excluídos Bruno Paulista e André Martins, relativamente à vitória da passada sexta-feira na visita ao Tondela (2-1).

Além dos dois médios, de fora ficaram o 'trinco' William Carvalho e o defesa central Ewerton, ambos por lesão, assim como Jug, Jonathan Silva e Tanaka.

Sporting e CSKA Moscovo defrontam-se hoje, a partir das 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na primeira mão do 'play-off' de acesso à fase de grupos da 'Champions', num encontro que vai ser arbitrado pelo turco Cüneyt Çakir.

Lista dos 18 convocados do Sporting:

- Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck.

- Defesas: João Pereira, Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Naldo, Tobias Figueiredo e Jefferson.

- Médios: Adrien, João Mário e Aquilani.

- Avançados: Carrillo, Gelson Martins, Bryan Ruiz, Carlos Mané, Teófilo Gutiérrez, Montero e Slimani

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt