Tal como o Dinheiro Vivo tinha noticiado a Sonae Capital vai construir o hotel em Santa Apolónia. A cotada informou esta segunda-feira, 21 de janeiro, o mercado que: "foi adjudicada à sua participada The House Ribeira Hotel - Exploração Hoteleira, S.A. (doravante The House Ribeira), a subconcessão para instalação e exploração de uma Unidade Hoteleira no Edifício da Estação Ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa, no âmbito do concurso lançado pelo IP Património - Administração e Gestão Imobiliária, S.A.".."O modelo do concurso em questão pressupõe que o investimento necessário à reabilitação e adaptação do edifício, estimado em, aproximadamente, 12 milhões de euros, será da responsabilidade do subconcessionário. As condições da subconcessão, considerando as rendas contratualizadas e o investimento referido, são atrativas face aos valores de arrendamento disponíveis para Unidades Hoteleiras em Lisboa", refere ainda a empresa em comunicado à CMVM..Em comunicado, a Sonae Capital explica ainda que "o período da subconcessão ascende a 35 anos, encontrando-se os dois primeiros anos isentos do pagamento de rendas". A abertura desta unidade hoteleira, com 120 quartos, está prevista para o primeiro semestre de 2021..O negócio de hotelaria da Sonae Capital conta com cinco unidades hoteleiras em exploração, das quais três estão localizadas no Porto (Porto Palácio Hotel, The House Ribeira Hotel e The Artist Porto Hotel & Bistro) e duas em Tróia (Aqualuz Tróia e Tróia Residence), refere a companhia em comunicado..Em outubro, quando o Dinheiro Vivo avançou com a notícia que a Sonae Capital ganhou o concurso para a exploração de um hotel em Santa Apolónia, Miguel Gil Mata, CEO da Sonae Capital, admitia que havia "um conjunto de obstáculos" a ultrapassar até poder afirmar que o investimento será uma certeza. Confrontado com a possibilidade de avançar já em 2019 com o projeto hoteleiro, Miguel Gil Mata afirmava na altura que "é uma possibilidade", mas que "há que passar por diversos crivos" e "formalidades" e auferir da viabilidade..Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia