"Sinto muito." O pedido de desculpas de Ellen DeGeneres a abrir a 18.ª temporada

Ellen DeGeneres usou o monólogo de abertura da nova temporada do seu <em>talk</em> <em>show</em> para comentar publicamente, por fim, as críticas que caíram sobre ela e a produção do programa nos últimos meses, acusados de fomentarem um ambiente de trabalho tóxico que afetou vários funcionários.
Publicado a
Atualizado a

Desculpando-se por coisas "que nunca deveriam ter acontecido", a apresentadora norte-americana começou por assumir responsabilidades. "Eu sei que estou numa posição de privilégio e poder e percebo que com isso vem a responsabilidade, e eu assumo a responsabilidade pelo que acontece no meu show", disse Ellen na sua intervenção inicial, segundo a Associated Press.

O The Ellen DeGeneres Show começou a sua 18.ª temporada em Los Angeles com a apresentadora no palco do estúdio pela primeira vez em meses, depois de ter sido gravado da casa de DeGeneres durante a quarentena. Não havia um público no estúdio, mas sim uma audiência virtual, exibida em monitores colocados nas poltronas do público.

"Tivemos muitas conversas nas últimas semanas sobre o show, o nosso local de trabalho e o que queremos para o futuro", disse ela. "Fizemos as mudanças necessárias e hoje estamos a iniciar um novo capítulo."

Três dos produtores do programa saíram durante o verão após alegações de que o The Ellen DeGeneres Show era um local de trabalho disfuncional que promovia maus comportamentos, incluindo má conduta sexual e comentários racistas.

No seu monólogo inicial, DeGeneres começou por ironizar referindo que o seu verão foi "superfantástico". A apresentadora também abordou as alegações de que fora das câmaras é muito diferente de sua personalidade alegre e simpática no ar.

"A verdade é que eu sou aquela pessoa que você vê na TV", garantiu. "E também sou um monte de outras coisas. Às vezes fico triste, chateada, ansiosa, frustrada, impaciente", assumiu a apresentadora, que ainda assim garantiu não ser tão boa atriz que conseguisse durante tantos anos enganar os espectadores.

"Desempenhei o papel de uma mulher heterossexual em filmes, portanto sou muito boa atriz, mas não penso que seja tão boa ao ponto de vir para aqui todos os dias enganar-vos durante 17 anos", reforçou a apresentadora, assumidamente lésbica, referindo-se diretamente aos ex-funcionários que a acusaram de ser antipática fora das câmaras.

YouTubeyoutubeEgn3CuQRHW8

Uma investigação interna da empresa sobre as condições de trabalho foi motivada por uma reportagem do BuzzFeed News em julho, com base em 36 entrevistas a ex-funcionários, que reclamaram ou disseram ter testemunhado tratamento impróprio e injusto na produção do programa. As pessoas que fizeram as reivindicações não foram identificadas.

"Aprendi que aqui aconteceram coisas que nunca deveriam ter acontecido. Levo isso muito a sério e quero dizer que sinto muito pelas pessoas que foram afetadas ", disse DeGeneres, segundo a AP.

A comediante e apresentadora já tinha enviado um memorando para a sua equipa após a reportagem do BuzzFeed, lembrando a sua promessa inicial de garantir um local de trabalho onde "todos seriam tratados com respeito". Algo mudou, disse ela, "por isso, sinto muito".

Num comunicado de julho , a Warner Bros. disse que a investigação da empresa WarnerMedia revelou o que chamou de "algumas falhas na gestão diária do programa".

Embora nem todas as alegações tenham sido corroboradas, o estúdio disse que estava "desapontado com as principais descobertas da investigação interna".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt