Silas entre os treinadores com nível III

Treinador do Sporting é um dos dois técnicos da I Liga (o outro é Rúben Amorim) que não tem o grau IV essencial para treinar no principal campeonato português.
Publicado a
Atualizado a

Silas, é um dos 22 antigos futebolistas que obtiveram o grau III de formação de técnicos, após um pedido da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) à UEFA para acelerar os processos. O treinador do Sporting é um dos dois técnicos da I Liga (o outro é Rúben Amorim) que não tem as qualificações necessárias para treinar no principal campeonato português.

O pedido, comunicado pela FPF, é enquadrado num mecanismo existente no organismo de cúpula do futebol europeu, que se destina "a jogadores com o mínimo de 50 internacionalizações A ou com mais de sete épocas desportivas como profissional na I Liga".

O nível atribuído é o de UEFA A, ou o nível III de título profissional de treinador de desporto, que foi atribuído a Silas e outros nomes, como Sandro, José Pedro, Chainho ou Andrade.

"A última etapa formativa é o curso UEFA Pro/Grau IV, curso que habilita os treinadores para o exercício da função de treinador principal em clubes da I Liga", esclarece a federação, que ainda não sabe quiando vão abrir as incrições para o curso. Como a nova legislação só entrará em vigor em 6 de março do próximo ano, não há ainda inscrições abertas.

A FPF comunica ainda que um curso de 300 horas, que permite juntar os graus dois e três, foi organizado e teve a participação de nomes como Vítor Vinha, Areias ou Ricardo Silva, já retirados, ou jogadores ainda no ativo como Tarantini (Rio Ave) ou Hugo Vieira (Gil Vicente).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt