Serviços Secretos: Proibido usar armas na convenção republicana
Os serviços secretos dos EUA decidiram que não será permitido o transporte armas para a convenção do Partido Republicano em julho em Cleveland, no estado de Ohio. A notícia anula a petição assinada por cerca de 50 mil pessoas que dizia que os participantes deviam poder levar armas para a reunião dos delegados do partido onde se irá escolher o nomeado às presidenciais de 8 de novembro
Robert Hoback, porta-voz do Secret Service, a agência encarregue dos presidentes e candidatos presidenciais, emitiu um comunicado a explicar que "apenas agentes da autoridade a colaborar com os Serviços Secretos num evento em particular podem transportar uma arma dentro do perímetro de segurança".
"Indivíduos determinados em entrar com armas de fogo vão ter o acesso negado nos pontos de controlo", escreveu.
A petição, publicada no site Change.org, apelava às autoridades para permitir o transporte de armas de fogo para a Quicken Loans Arena durante a convenção do Partido Republicano, de 18 a 21 de julho, em Cleveland.
Na tarde de segunda-feira a petição já tinha recolhido 45,811 mil assinaturas e no momento da publicação desta notícia já ultrapassa as 50 mil.
No estado do Ohio é permitido o transporte de armas em locais públicos mas a lei também prevê que entidades privadas podem proibir o transporte das mesmas dentro de propriedades privadas.
Neste caso a entidade privada é a Quicken Loans Arena, que proíbe o transporte de armas de fogo, e de outro tipo, dentro das suas instalações.
A petição foi colocada online por um autor anónimo que considerou a proibição "uma afronta direta à Segunda Emenda [da Constituição dos EUA] que coloca todos os participantes em risco".
O autor argumenta que a cidade de Cleveland é uma das mais perigosas dos Estados Unidos e afirma que as "zonas livres de armas" são as "piores e mais perigosas" porque permitem aos potenciais atacantes causar mais estragos antes de serem abatidos.
Donald Trump, principal candidato do Partido Republicano, diz que ainda não leu a petição mas pretende dar "uma vista de olhos" no documento.
Caso Trump não consiga reunir o número suficiente de delegados para assegurar a nomeação republicana para as presidenciais de 8 de novembro, tudo pode chegar em aberto à convenção, deixando a decisão sobre o nomeado para a reunião.
O magnata já avisou para o perigo de "motins" caso não seja o nomeado.
Em 2012 os Serviços Secretos também proibiram o transporte de armas de fogo durante a convenção de Tampa do Partido Republicano.