Sérvia afasta Portugal da final nas grandes penalidades

Após um empate a duas bolas no fim do prolongamento, Portugal chegou a estar em vantagem na marcação das grandes penalidades (2-0) mas cedeu nas últimas marcações. O resultado terminou com 3-2 favorável aos sérvios que irá jogar a final com a França, quinta-feira, em Marijampole, a partir das 19:45 (20:45 na Lituânia)
Publicado a
Atualizado a

Portugal falhou esta segunda feira a segunda presença na final do Campeonato da Europa de futebol de sub-19, ao perder com a Sérvia, por 3-2 no desempate através de grandes penalidades, depois de ter empatado 2-2 durante o tempo regulamentar.

Na "lotaria", Alexandre Guedes e João Teixeira permitiram a defesa ao guarda-redes sérvio Rajkovic, enquanto Rafa rematou ao lado, desperdiçando a vantagem conquistada pelos falhanços de Pavlovski e Meleg, cujo castigo máximo foi defendido por Bruno Varela.

A qualificação para a final da prova, que está a ser disputada na Lituânia, foi decidida nas grandes penalidades, dado empate a dois golos no tempo regulamentar, graças aos golos dos sérvios Urus Djurdjevic, aos seis minutos, e Mijat Gacinovic, aos 85, e dos lusos Bernardo Silva, aos 55, e Alexandre Guedes, aos 79.

A Sérvia, comandada por Ljubinko Drulovic, vai disputar o título europeu de sub-19, na quinta-feira, em Marijampole, a partir das 20:45 locais (19:45 em Lisboa), frente ao vencedor do embate entre Espanha e França.

Portugal falhou a segunda presença no encontro decisivo da competição, depois de ter perdido a final em 2003, frente à Itália.

A França apurou-se para a final após vitória por 2-1 sobre a Espanha-

Resumo

Portugal e Sérvia decidiram lugar na final do Europeu de sub-19 nas grandes penalidades (2-3) após empate a 2-2 ao fim do prolongamento.

90+ 5 - Portugal e Sérvia vão jogar mais trinta minutos para decidir quem é o primeiro finalista do Europeu. Se não houver golos, seguem-se as grandes penalidades.

86' - A Sérvia anula a vantagem de Portugal aos 86' minutos por Gacinovic e faz o 2-2. Passe longo, o sérvio desmarca-se e atira na passada, com o pé esquerdo, sem hipóteses para Bruno Varela.

82' - Portugal vence a Sérvia aos 82 minutos de jogo após golo de Alexandre Guedes (79') e está mais perto da final do Europeu de Sub-19 que decorre na Lituânia.

79' - Portugal adiantou-se no marcado aos 79'. Luís Rafael cruza largo da esquerda e Alexandre Guedes desvia de cabeça para o segundo poste. Está feita a reviravolta.

56' - Portugal chegou ao empate na meia final do Europeu Sub -19, frente à Sérvia (1-1) aos 56', numa jogada construída, por Bernardo Silva, após estar em desvantagem no marcador Os Sérvios marcaram logo aos seis minutos por Djurdjevic num rápido contra ataque.

A seleção portuguesa de futebol de sub-19 procura esta segunda-feira qualificar-se para a final do Campeonato da Europa da categoria, ao defrontar a congénere da Sérvia em jogo das meias-finais da prova, que decorre na Lituânia.

Depois de ter perdido com a Itália a final de 2003, na última vez que marcou presença no jogo decisivo -- e na única desde a competição passou de sub-18 para sub-19 -, Portugal volta tentar discutir o título, mas para isso terá de infligir a primeira derrota na prova à Sérvia.

A seleção balcânica obteve dois triunfos e um empate no grupo B, vencendo o agrupamento à frente da favorita França, enquanto a equipa lusa foi segundo posicionada na "poule" B, atrás da Espanha, com a qual perdeu por 1-0, antes de se impor à Holanda (4-1) e à anfitriã Lituânia (4-2).

O encontro, que se vai disputar em Kaunas, com início às 14:30 (hora de Lisboa), marcará também o reencontro de Emílio Peixe, selecionador de Portugal, e Ljubinko Drulovic, treinador da seleção sérvia, que jogaram juntos no FC Porto.

Na outra meia-final

A França apurou-se esta segunda feira para a final do Campeonato Europeu sub-19 de futebol, após vitória por 2-1 sobre a Espanha, já em período de prolongamento, em jogo disputado em Kaunas, na Lituânia.

Ao vencer a segunda meia-final hoje disputada, os gauleses juntam-se à Sérvia na disputa do título da categoria, o que acontecerá na quinta-feira, em Marijampole, a partir das 19:45 (20:45 na Lituânia).

No fim dos 90 minutos regulamentares, Espanha e França encontravam-se empatadas a uma bola, graças aos golos do espanhol Rodríguez e do francês Benzia, aos 27 e 29 minutos, respetivamente.

Mas Conte, aos 105 minutos, aproveitou da melhor forma um erro dos centrais espanhóis e o seu remate teve o sucesso desejado.

Na outra meia-final hoje disputada, Portugal "caiu" frente à Sérvia, no desempate por grandes penalidades (3-2) após o empate a dois golos registado no final dos 120 minutos da partida.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt