Série de ataques em Kandahar fez 16 mortos e 45 feridos

A série de ataques perpetrada hoje, sábado, contra a sede da polícia em Kandahar, grande cidade do sul do Afeganistão, fez 16 mortos e 45 feridos, segundo um novo balanço divulgado pelo governador da província.
Publicado a
Atualizado a

"Quinze membros das forças policiais e um agente da Direção nacional de segurança foram mortos durante o ataque de hoje em Kandahar", disse Toryalai Weesa, acrescentando que "45 pessoas ficaram feridas, algumas das quais estão em estado crítico". O chefe da direção de saúde pública de Kandahar, Abdul Qayoom Pukhla, disse à agência France Presse que 48 pessoas foram hospitalizadas, 23 polícias e 25 civis. O governador, que falava numa conferência de imprensa, disse que o ataque foi cometido por "quatro atacantes suicidas": três foram mortos e o quarto detido pela polícia.

Um grupo de militantes atacou a meio do dia a sede da polícia com metralhadoras, lança rockets e espingardas de assalto, a partir de um hotel situado a 50 metros do edifício da polícia. Os disparos prolongaram-se durante várias horas e terminaram ao princípio da tarde, segundo o governador. A par do ataque, três automóveis armadilhados explodiram hoje em Kandahar e três outros foram desarmadilhados, segundo o chefe da polícia regional, o general Salem Ehsas.

"Os terroristas estacionaram seis automóveis armadilhados perto da sede da polícia. Três explodiram, mas as nossas forças conseguiram desarmadilhar os explosivos colocados nos outros três", disse o general na mesma conferência de imprensa que o governador. Os ataques já foram reivindicados pelos talibãs: "Enviámos seis homens para o edifício de onde atacaram a sede da polícia e se fizeram explodir. Também fizemos explodir seis automóveis em frente da sede da polícia", disse um porta-voz talibã, Yusuf Ahmadi.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt