Semana Santa cruza-se com a Capital da Juventude
"Sendo Braga em 2012 a Capital Europeia da Juventude, fizemos questão de marcar essa circunstância com dois eventos com isso relacionados", disse hoje à agência Lusa o presidente da comissão organizadora das solenidades, cónego Jorge Coutinho.
Um desses eventos é a Via-Sacra Jovem, que substitui a tradicional Via-Sacra pelos 'calvários', no final da procissão da trasladação da imagem do Senhor dos Passos. A iniciativa, a realizar na Praça do Município sob organização dos movimentos ligados à Pastoral de Jovens da Arquidiocese de Braga, está agendada para 31 de março, véspera do Dia Mundial da Juventude.
A associação da Semana Santa à Capital Europeia da Juventude é sublinhada também na exposição «Ele vai passar por ti. Olha-O!», que estará patente na Casa dos Crivos e que expressa o modo como os jovens veem o evento.
Além dos atos tradicionais religiosos, a programação da Semana Santa de Braga, que se desenvolve entre 22 de fevereiro e 10 de abril, integra uma vertente cultural com um total de seis concertos e onze exposições. Três dessas iniciativas constituem uma extensão da Semana Santa fora de portas: a mostra de pintura «Eu Kristus...», de Luís de Matos, que estará patente na localidade galega de La Guardia, uma exposição itinerante sobre a iniciativa que percorrerá diversas cidades portuguesas e galegas, bem como uma apresentação de fotografias de Carlos Ribeiro sobre a mesma matéria, a apresentar em Barcelos.
Considerando o segundo polo português do chamado turismo religioso a seguir a Fátima, Braga atrai, pela Semana Santa, 50.000 a 60.000 pessoas, só nas principais procissões. "Nessa altura, fica praticamente esgotada a capacidade hoteleira da cidade", sublinhou o cónego Jorge Coutinho.
A atratividade gerada pelo evento foi a razão central que levou o Turismo de Portugal a conceder à Semana Santa, em 23 de novembro do ano passado a Declaração de Interesse para o Turismo. "É uma distinção que não nos traz de imediato contrapartidas financeiras, mas não deixa de constituir uma excelente carta de recomendação", frisou o responsável.
Os custos globais da Semana Santa de 2012 estão estimados em cerca de 173.000 euros, um valor "ligeiramente inferior" ao de 2011 "por estarmos em esforço de contenção e por ser menor a despesa em investimentos", segundo o cónego Jorge Coutinho.
As representações comemorativas da Paixão e Morte de Jesus tiveram início na Terra Santa, no século IV, desde que, após séculos de perseguição pelo poder romano, o imperador Constantino deu a paz à Igreja, ao assinar o Edito de Milão (313).
Em Braga, as investigações do cónego Jorge Coutinho permitiram-lhe concluir que as celebrações terão começado após 383/385 depois de Cristo, na sequência da peregrinação de uma bracarense a Jerusalém.