Seleção com nove novos campeões. Ronaldo entre os dez sem troféus

Portugal vai fazer quatro jogos em 11 dias. Grupo moralizado com conquistas. Leão foi campeão e MVP, portistas conseguiram dobradinha e Jota vai jogar a final da Champions.
Publicado a
Atualizado a

A seleção nacional, que na quinta-feira se concentrou para preparar o quádruplo compromisso para a Liga das Nações, tem nove novos campeões nacionais. A começar pelos portistas Pepe, Otávio, Diogo Costa e Vitinha, que conseguiram a dobradinha (campeonato e Taça de Portugal), passando por Bernardo Silva e João Cancelo, do Manchester City. Depois há ainda Danilo e Nuno Mendes, do PSG, e Rafael Leão, que além de campeão pelo AC Milan foi eleito o melhor jogador do campeonato italiano e chega à seleção com a moral em alta para a maratona de quatro jogos em onze dias: Espanha (dia 2, em Sevilha), Suíça (dia 5, em Alvalade), República Checa (dia 9, em Alvalade) e outra vez com a Suíça (dia 12, em Genebra).

Entre os 26 eleitos de Fernando Santos, há ainda mais sete jogadores que festejaram outras conquistas este ano, mas que não foram campeões. Rui Patrício (34 anos) levantou quarta-feira o seu primeiro troféu europeu ao serviço de um clube - a Liga Conferência pela AS Roma - e foi determinante para a conquista com duas defesas monstruosas. Se isso lhe pode valer o regresso à titularidade, perdida para Diogo Costa nos últimos jogos, é uma questão para o selecionador resolver. Também William Carvalho e Rui Silva ergueram a Taça do Rei pelo Bétis, enquanto João Palhinha e Matheus Nunes festejaram a conquista da Taça da Liga. Já André Silva ganhou a Taça da Alemanha, naquele que foi o primeiro troféu da história do RB Leipzig.

Diogo Jota ainda não se apresentou ao serviço porque vai jogar amanhã a final da Liga dos Campeões, frente ao Real Madrid, sendo o único entre os 26 que pode terminar a época com três troféus, uma vez que já conquistou a Taça da Liga Inglesa e a Taça de Inglaterra pelo Liverpool.

Entre os dez jogadores que não venceram qualquer prova esta época está Cristiano Ronaldo. O capitão da seleção apresenta-se ao serviço de Portugal sem qualquer troféu na época 2021-22, o que já não acontecia há mais de dez anos... mais concretamente desde 2009-10, quando jogava no Real Madrid. Depois de trocar a Juventus (também não festejou qualquer conquista este ano) pelo Manchester United, CR7 terminou a Premier League no 6.º lugar (jogará a Liga Europa) e sem qualquer título.

Além do capitão, também os colegas de equipas no Manchester, Bruno Fernandes e Diogo Dalot, ficaram com a folha em branco esta temporada. Assim como Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund), David Carmo e Ricardo Horta (ambos do Sp. Braga), Domingos Duarte (Granada), Rúben Neves e João Moutinho (Wolverhampton) e Gonçalo Guedes (Valência).

Para David Carmo, ser chamado à seleção foi o seu troféu pessoal. "Posso não ter mostrado muita emoção, mas fiquei muito, muito feliz", disse o defesa central de 22 anos do Sp. Braga, que equipou ontem pela primeira vez com as cores nacionais. "Desde miúdo que sonho estar aqui, entre os melhores do país, e estou muito feliz. Orgulhoso pelo trajeto que tenho feito até aqui e há que continuar com esta mentalidade. E procurar fazer cada vez mais", confessou ontem o bracarense, na Cidade do Futebol, antes do primeiro treino.

Agora que está no grupo, quer aproveitar a experiência ou jogar já? "Vou partilhar esta experiência com alguns dos melhores do mundo, nomeadamente na minha posição o Pepe, que já conquistou muita coisa e tem muitos anos de futebol. Mas estou aqui para lutar pelo lugar e ajudar a equipa de que maneira for: a jogar, entrar, no banco ou na bancada. Sinto-me mais um e para contar comigo", respondeu aquele que responde pela alcunha de "Exterminador Implacável" e que voltou a jogar em fevereiro, após uma paragem de quase um ano devido a uma lesão grave.

David Carmo vai lutar com Domingos Duarte e Danilo por um lugar ao lado de Pepe no eixo da defesa. O central portista foi autorizado a juntar-se aos restantes colegas só na segunda-feira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt