Segredo dos egípcios seria um pouco de água

Investigadores da Universidade de Amesterdão acreditam terem descoberto o truque que permitiu os egípcios construir as pirâmides e arrastar estátuas enormes pela areia.
Publicado a
Atualizado a

Continua a ser um dos mistérios: como conseguiram os egípcios construir as enormes pirâmides, numa época sem tecnologia. Existem algumas teorias - incluindo a que defende que os extraterrestres deram uma ajuda -, mas, afinal, a solução seria algo bem terrestre: um pouco de água.

Segundo os investigadores da universidade holandesa publicaram na revista 'Physical Review Letters', molhando com uma pequena quantidade de água a areia diminuiria a fricção, permitindo assim arrastar com a ajuda de uma espécie de trenó as enormes pedras ou as estátuas.

Não poderia ser em grande quantidade, senão a fricção seria mais complicada de lidar, assim como na areia seca (neste caso seria necessário estar constantemente a desviar a areia que impediria o trenó de se mover). Com este simples truque, os investigadores acreditam que era possível reduzir para metade o número de homens necessários para puxar as pedras.

No túmulo de Djehutihotep foi encontrado um desenho que parece mostrar uma pessoa com água a abrir caminho para a deslocação de um trenó, ainda que seja uma interpretação que não é consensual.

Daniel Bonn, um dos oito investigadores envolvidos na descoberta, explicou ao 'The Washington Post' que alguns estudiosos de Egiptologia "têm vindo a interpretar a água como parte de um ritual de purificação e nunca procuraram uma explicação científica". Bonn defende que "os egípcios estavam provavelmente cientes deste truque útil".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt