Schmidt sobre Horta: "Continua a ser um jogador muito bom e o mercado continua aberto"
A equipa do Benfica está preocupada em "jogar bom futebol" e não a olhar para a classificação da I Liga, segundo o treinador Roger Schmidt. Se ganhar ao Paços de Ferreira, na terça-feira (20.15, BTV), no acerto de calendário do campeonato, as águias sobem ao primeiro lugar e confirmam o melhor arranque de época dos últimos 50 anos (têm sete triunfos em sete jogos até hoje).
"A situação é muito clara. Estamos em boa forma, temos jogado bem, tentamos estar sempre muito concentrados. Tentamos que os jogos corram da melhor maneira possível e é o que vamos fazer amanhã. Só temos dois dias de descanso, mas é o calendário que temos. Temos de estar preparados, jogamos em casa e estamos no início da época. Não olhamos para a tabela. Queremos sair amanhã com os três pontos e jogar bom futebol", disse esta segunda-feira o técnico alemão, na antevisão do jogo com os pacenses.
Apesar de estar satisfeito com o plantel que tem, o treinador não escondeu que o Benfica continua às compras. Até ao fecho do mercado ainda podem chegar mais jogadores e um deles é o mais desejado desde o início: Ricardo Horta. "Vocês já me conhecem, não falo de boatos. Ainda temos mais três dias de mercado, todas as equipas da Europa estão a tentar melhorar os plantéis. Se calhar nos últimos três dias há mais transferências que nos últimos três meses. Podemos fazer ajustes mas é algo que está a acontecer nos bastidores. Estamos a jogar bem, claro que podemos pensar em fazer afinações. Na minha primeira conferência falei em Ricardo Horta, era claro que o Sp. Braga queria vender e nós queríamos comprar. Continua a ser um jogador muito bom e o mercado continua aberto, vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias", disse Schmidt, sem confirmar a contratação de Kamada.
Horta bisou na goleada do Sp. Braga ao Arouca no domingo e tornou-se o melhor marcador de sempre dos bracarenses no campeonato, naquele que pode ter sido o jogo de despedida antes de se regressar ao clube que o formou.
Questionado sobre as derrotas de FC Porto (3-1, diante do Rio Ave) e do Sporting (diante do Chaves, 2-0), Schmidt admitiu que está "surpreendido com a qualidade da Liga portuguesa" e por ver três equipas promovidas - Benfica já jogou com o Casa Pia e sentiu dificuldades - a imporem tantas dificuldades aos candidatos ao título. E com uma certeza: as derrotas dos rivais não fazem do Benfica mais candidato. "Ainda só jogámos três jogos. Se queremos lutar pelo título, temos de estar sempre no melhor nível. Temos de nos concentrar em nós, não estar a olhar para as outras equipas, e a probabilidade de ganhar assim é elevada e é nisso que estamos concentrados. Isto são discussões vossas, não minhas. Não tenho espaço para pensar mais do que no jogo de amanhã", avisou.
Apenas com dois dias de descanso, depois do triunfo sobre o Boavista (3-0), o alemão admite mudar algumas peças no onze para o encontro da 3.ª jornada: "Vamos ver. Nas próximas semanas precisamos de todo o plantel. No início da temporada preferi repetir muitas vezes o mesmo onze, porque eles mereciam, e o objetivo era que se habituassem uns aos outros taticamente, que ficassem familiarizados. Durante o jogo fui fazendo substituições, mas a certa altura também vamos mudar esta abordagem. Para já ainda não tomei as decisões para amanhã. Bah esteve muito bem, Musa também, assim como o Diogo, trouxeram energia e força e mostraram que estão em boa forma e que todos podem jogar. Este poderá ser o momento para dar oportunidades a outros jogadores."
Com Enzo Fernández e Florentino em grande forma. Vai ser mais difícil para Aursnes entrar na equipa ou podem jogar os três? "Estamos muito contentes de termos o Aursnes connosco, é um excelente jogador para nós em termos de fiabilidade e jogo de equipa. Enzo e Florentino estão muito bem, têm uma excelente relação em campo, são muito inteligentes no que toca ao posicionamento, apoiam os laterais, centrais e é uma vantagem já estarem habituados um ao outro. Mas tal como disse, não podemos jogar com os mesmos jogadores a temporada toda, vai haver espaço para todos e para Aursnes também", explicou Schmidt.