Benfica ataca apuramento frente à Juventus de olho em mais 9,6 M€

"Não jogamos para o empate." É assim que Roger Schmidt aborda o duelo desta terça-feira à noite, na Luz, com a Juve, no qual um ponto pode chegar para os encarnados garantirem a presença nos oitavos de final. Se conseguirem o objetivo, garantem desde logo mais 55 milhões de euros na prova.
Publicado a
Atualizado a

Com dois triunfos e dois empates no grupo H da Liga dos Campeões, é justo dizer que o Benfica está com um pé nos oitavos de final. Para colocar os dois pés na próxima fase um empate na receção à Juventus, esta terça-feira à noite (20.00 horas, Eleven) bastará, desde que no outro jogo, em Paris, os israelitas do Maccabi Haifa não ganhem ao PSG. Se o objetivo for alcançado, serão mais 9,6 milhões de euros que vão entrar nos cofres da Luz, ficando desde logo a certeza que irá ultrapassar o total de 55 milhões de euros esta época - antes já garantira 38, 3 milhões pela entrada na fase de grupos e 7,4 milhões com os resultados alcançados até à 4.ª jornada.

"A situação é muito clara. É o quinto jogo da fase de grupos, temos uma pequena vantagem, porque jogámos quatro bons jogos, mas tudo é possível para todas as equipas, porque todas podem ainda qualificar-se. A Juventus precisa de duas vitórias para passar e nós precisamos de um ponto. Toda a gente sabe disso, mas temos de estar focados nos 90 minutos", alertou ontem o treinador Roger Schmidt, na antevisão à partida da penúltima jornada.

Com apenas três pontos, menos cinco do que o Benfica e o Paris Saint-Germain, só a vitória interessa à Juventus, mas Schmidt não vai em cantigas e avisa que "não é prudente" olhar só para os problemas da vecchia signora, que até costuma agigantar-se em jogos decisivos: "A Juventus é a Juventus, um grande clube, com jogadores de topo e um treinador muito experiente. Quer continuar na Liga dos Campeões e esperamos a melhor Juventus. Uma equipa assim consegue sempre apresentar-se ao mais alto nível, sobretudo nestes jogos decisivos. Temos de estar prontos para jogar ao nosso melhor nível para passarmos à fase seguinte."

A vitória do Benfica em Turim, por 2-1, aliada à exibição categórica faz parte do passado para o treinador alemão. Ainda assim, os encarnados vão para o 20.º jogo oficial da temporada sem perder, sabendo que um ponto pode chegar para cumprir o objetivo de se apurar para os oitavos. "Não somos uma equipa que jogue para empatar. Quando entramos num jogo, o objetivo é ganhar e desta vez será igual. Temos de acreditar em nós próprios, ser corajosos e fazer uso do fator casa. Os nossos adeptos vão apoiar-nos como sempre e queremos dar-lhes uma alegria", reforçou Roger Schmidt

David Neres falhou a deslocação a Paris e a visita ao Caldas (Taça de Portugal), mas voltou à competição no Estádio do Dragão, na segunda parte do jogo com o FC Porto, onde fez a assistência para o golo de Rafa Silva, que deu o triunfo às águias. O treinador benfiquista não tem dúvidas: "Claro que David Neres é um jogador-chave para nós e com a Juve também poderá ser. Teve um excelente impacto na equipa no Porto, pois quando entrou criou oportunidades, afinal no 1x1 consegue sempre tirar algo da cartola graças à sua capacidade técnica... Estamos a contar com isso para este jogo."

Com 28 jogadores disponíveis, Roger Schmidt só não pode contar com o alemão Julian Draxler, que se lesionou no clássico de sexta-feira com o FC Porto. Ao contrário, Massimiliano Allegri tem seis baixas por lesão - Leandro Paredes, Di María, Bremer, Paul Pogba, De Sciglio, Federico Chiesa -, tendo por isso chamado um avançado de 19 anos, Samuel Iling-Junior.

Apesar disso, Roger Schmidt tem a certeza que "a Juventus vai encontrar soluções" e vai apresentar "uma equipa muito boa" na Luz. Além disso, recorda, "Locatelli e Rabiot falharam o primeiro jogo por lesão e agora estão de volta às opções". "Estamos concentrados nos que vão jogar e no que vamos fazer nos 90 minutos", frisou o treinador do Benfica, garantindo que "é insensato pensar que eles estão com dificuldades e que não vão jogar no seu melhor". "Com uma equipa tão experiente e um treinador tão rodado no futebol internacional, temos de estar no nosso melhor", sublinhou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt