Sarkozy muda nome a partido. UMP passa a Os Republicanos

Será a primeira vez em 70 anos que a direita clássica francesa não será identificada por uma sigla. Líder explicou a escolha com o facto de a república ser "o que mais une as pessoas".
Publicado a
Atualizado a

Já foi RPF, UNR, UDR, RPR e UMP. Agora, após meses de especulação, Nicolas Sarkozy vai mesmo avançar com a mudança de nome da formação que dirige: a União para um Movimento Popular passa a designar-se Os Republicanos.E pela primeira vez em 70 anos a direita republicana francesa vai deixar de ser designada por uma sigla. Mesmo se a sua ideologia se manteve sempre neogaullista, numa referência à sua figura mítica, o general De Gaulle.

A nova designação deve entrar em vigor a 30 de maio, data prevista para o congresso de refundação do partido, em Paris. Mas porquê Os Republicanos? Segundo o Le Monde, Sarkozy terá anunciado a escolha a um grupo de colaboradores próximos, garantindo: "É a palavra certa porque a república é o que mais une as pessoas." O ex-presidente, eleito para a liderança da UMP em dezembro de 2014, sublinhou que o conceito de república é "um pouco sagrado". E terá mesmo confessado: "Quando era presidente não devia ter falado tanto em identidade nacional mas mais em defesa dos valores da república."

Vencedor das eleições departamentais de finais de março, Sarkozy há muito queria mudar o nome da UMP. Um dos objetivos era acabar com o uso do acrónimo "UMPS", a que a Frente Nacional recorre com frequência de forma irónica para mostrar aos franceses que UMP e PS não são muito diferentes e que quem quer uma alternativa verdadeira deve votar na extrema-direita.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt