Sandy ganha força e volta a ser furacão
Os ventos máximos que acompanham o Sandy aumentaram para os 120 quilómetros/hora, com rajadas de maior intensidade, segundo um boletim do National Hurricane Center (NHC) divulgado às 12:00 TMG (13:00 em Lisboa).
Apelidado "Frankenstorm", devido à força e à proximidade do Halloween (noite das bruxas), o Sandy deverá manter a sua força enquanto avança paralelamente à costa atlântica dos Estados Unidos pelo menos até segunda-feira de manhã, segundo o centro.
"s 12:00 TMG, o furacão, de categoria 1 na escala de cinco níveis de Saffir-Simpson, estava 540 quilómetros a sudeste de Charleston, na Carolina do Sul (sudeste dos Estados Unidos), e avançava a uma velocidade de 17 quilómetros por hora.
Os meteorologistas preveem que na linha de costa entre a Virgínia e Nova Iorque se registem "importantes precipitações, ventos violentos e subidas significativas dos níveis das águas".
O estado de emergência já foi declarado em Nova Iorque, Washington, nos estados de Maryland, Pensilvânia, Virgínia e num condado da Carolina do Norte.
Nos últimos dias, o Sandy fez 44 mortos nas Caraíbas: um na Jamaica, um nas Bahamas, 29 no Haiti, 11 em Cuba e dois na República Dominicana.