Rutura de depósito de resíduos inunda aldeia. Há 17 mortos

80% da aldeia está soterrada com água, lama e resíduos tóxicos. Há 40 desaparecidos e ainda 50 feridos.
Publicado a
Atualizado a

Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas na sequência de ruturas em duas barragens de resíduos de um complexo mineiro, que causou um deslizamento de terras numa localidade no estado brasileiro de Minas Gerais. O número de mortos poderá chegar aos 40.

O acidente ocorreu cerca das 16.20 locais (18.20 em Lisboa). "Há 17 mortos. O número de desaparecidos vai ultrapassar os 40, mas o número ainda não é oficial", disse Adão Severino Júnior, comandante dos bombeiros da cidade histórica de Mariana, vizinha da localidade de Bento Rodrigues, atingida pelo deslizamento de lamas.

O responsável falava ao telefone, a partir de Bento Rodrigues, onde residem cerca de 400 pessoas, a maioria funcionários do complexo industrial mineiro. De acordo com os bombeiros, 80 por cento de Bento Rodrigues está soterrado. Os habitantes no vale atingido pelo deslizamento de terras foram retirados do local.

A lama tóxica faz parte de um depósito de resíduos mineiros, e espera-se que provoque sérios problemas ambientais. A Samarco, empresa que faz a gestão da exploração mineira onde aconteceu o incidente, já garantiu estar a trabalhar com as autoridades locais para cuidar dos residentes do distrito afetado e para evitar as piores consequências ambientais.

O depósito de resíduos do complexo industrial, misturado com água, é conhecido como Barragem do Fundão e está localizado a 25 quilómetros da zona urbana de Mariana, uma das cidades históricas de Minas Gerais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt