Russo vence candidato ucraniano e é reeleito presidente da Federação Internacional de Xadrez

Arkady Dvorkovich obteve 157 votos das 179 federações de xadrez, superando o ucraniano Andrii Baryshpolets. Governo russo saudou a vitória: "É uma vitória muito significativa."
Publicado a
Atualizado a

O russo Arkady Dvorkovich foi reeleito presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), superando a concorrência do ucraniano Andrii Baryshpolets, num escrutínio que decorreu na Índia, anunciou este domingo o organismo.

No cargo desde 2018, o antigo vice-primeiro-ministro russo recebeu o voto de 157 das 179 federações da modalidade, enquanto Baryshpolets recolheu apenas 16, registando-se ainda cinco abstenções e um voto nulo.

Antes da votação, Andrii Baryshpolets acusou Dvorkovitch de ter "fortes ligações ao governo russo", liderado por Vladimir Putin, acusando-o mesmo de "ser responsável pelo que está a acontecer na Ucrânia e pela máquina de guerra da Rússia".

Pouco depois de terem sido conhecidos os resultados da votação, o Kremlin reagiu com satisfação à reeleição de Arkady Dvorkovich, considerando-a "uma vitória muito significativa".

"Obviamente que é uma notícia muito boa. Trata-se de uma organização importante, que terá muito trabalho pela frente, pelo que desejamos que Dvorkovich tenha muito sucesso", referiu o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, em declarações à agência de notícias TASS.

Várias personalidades russas têm sido atingidas com sanções desde o início da guerra na Ucrânia.

Dvorkovich, de 50 anos, que foi eleito pela primeira vez como presidente da FIDE em 2018, pareceu criticar a ofensiva russa na Ucrânia em março, quando disse que os seus "pensamentos (vão) para os civis da Ucrânia". No entanto, na sequência do contragolpe que os comentários suscitaram na Rússia, ele recuou, dizendo que "não havia lugar para o nazismo ou para o domínio de alguns países sobre outros".

Historicamente, a Rússia tem exercido uma enorme influência no mundo do xadrez desde os tempos soviéticos, quando o jogo era uma das várias áreas de confronto entre o bloco comunista e o Ocidente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt