Rússia suspente importação de carnes da Alemanha e EUA

O Serviço Federal de Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) da Rússia proibiu a partir de hoje a importação de carne refrigerada dos Estados Unidos e da Alemanha devido ao não cumprimento das normas pelas empresas exportadoras desses países.
Publicado a
Atualizado a

As limitações à importação de carne dos Estados Unidos estão ligadas ao facto de a parte norte-americana, não obstante os insistentes pedidos dos respetivos serviços russos, não ter informado sobre as medidas para impedir o envio para a Rússia de carne produzida com a utilização de ractopamina (o estimulador do crescimento da carne), lê-se num comunicado publicado pelo Rosselkhoznadzor.

Além disso, as autoridades russas acrescentam não terem recebido informação de que, durante a produção de derivados de carne, foi utilizada matéria-prima apenas de empresas que têm direito a vender para a Rússia.

A partir de 11 de fevereiro, o mercado russo fecha também as portas à carne congelada proveniente da Alemanha.

O Rosselkhoznadzor proibiu também a importação de carne de aves, vaca e porco congeladas devido ao vírus de Schmallenberg.

A Comissão Europeia considera, baseando-se num parecer do "European Centre of Prevention and Disease and Control (ECDC)", que é pouco provável que este vírus possa infetar seres humanos, mas Moscovo não ficou convencido com as garantias dadas pelos serviços veterinários alemães.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt