Rússia espera cessar-fogo em Aleppo "nas próximas horas"
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou hoje esperar um cessar-fogo em Aleppo "nas próximas horas", depois de um encontro em Moscovo com o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura.
"Espero que num futuro próximo, talvez até nas próximas horas, essa decisão seja anunciada", disse Lavrov à imprensa.
Aleppo, segunda maior cidade da Síria, tem sido palco de intensos confrontos entre as forças do regime e grupos da oposição, apesar da trégua instaurada a 27 de fevereiro.
[artigo:5153571]
No início do encontro, segundo imagens transmitidas pela televisão russa, o enviado especial das Nações Unidas elogiou o "êxito notável" que foi a declaração da trégua e apelou à Rússia e aos Estados Unidos que contribuam para que o cessar-fogo seja "recolocado nos carris".
Lavrov repetiu por seu lado que "não há alternativa a uma solução política para a crise síria" e saudou os esforços de Mistura para negociar um fim para o conflito que já matou mais de 270.000 pessoas desde 2011.
"Aguardo com expectativa conversações frutíferas", disse.
Staffan de Mistura reuniu-se hoje com Lavrov e, na segunda-feira, com John Kerry, o secretário de Estado norte-americano, numa tentativa de salvar a trégua.