Rui Rio acusa juiz Manuel Soares de mentir em entrevista ao DN

Presidente do PSD diz que Presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses lhe fez ataques "intelectualmente desonestos".
Publicado a
Atualizado a

Rui Rio recorreu esta sexta-feira (31) à rede social Twitter para acusar o juiz desembargador Manuel Soares de mentir, em entrevista ao DN, na qual afirmou que "ao fim de três anos não se conhece ainda uma única medida proposta pelo PSD para a justiça, tirando a alteração da composição do Conselho Superior do Ministério Público".

Na sua publicação no Twitter, o líder do PSD escreve: "Os ataques que [Manuel Soares] me faz nesta entrevista são intelectualmente desonestos, pois tem plena consciência que são mentira. Fora tudo o que temos dito e escrito, logo em 2018, entregamos um dossier para a reforma da justiça a todos os líderes partidários. É feio!"

Antes disso, o dirigente social-democrata tinha já retuitado uma outra publicação, da deputada do PSD Mónica Quintela, sobre o mesmo assunto, no qual a deputada estranha "o presidente do sindicato dos juízes dizer que não conhece as medidas do PSD para a Justiça, quando até participou em debates sobre elas".

Na entrevista ao DN, publicada esta sexta-feira, o presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses critica Rui Rio referindo "estranhar que as pessoas não achem estranho que ao fim de três anos não se tenha ainda sabido uma única medida proposta pelo PSD para a justiça, tirando a alteração da composição do Conselho Superior do Ministério Público, e essa era uma medida importante e sensível".

"Será concebível acharmos que há um líder partidário que tem como prioridade a reforma da justiça e ainda não ter dito qual é? Tenho dito várias vezes que isto só tem duas explicações e as duas são más. Ou o PSD não sabe que reforma quer fazer na justiça e, portanto, limita-se a utilizar este argumento de uma forma populista, ou então sabe e não diz, mas se for esta a hipótese ainda é pior. Olhamos para aquilo que é o programa eleitoral do PSD, que é o único que conheço que já está divulgado para a justiça, e o que vemos é reforma da formação, das classificações, dos conselhos, reforma disto, reforma daquilo, mas era importante saber que medidas exatas os partidos propõem".

Citada pela TSF, a deputada do PSD Mónica Quintela, advogada, lembra que o PSD "é o único partido que tem pugnado por uma reforma na justiça".

"Não consigo perceber como é que o presidente do sindicato dos juízes vem dizer que desconhece as medidas do PSD e faz uma crítica acérrima em concreto ao PSD, quando o PSD é o único partido que tem pugnado por uma reforma na justiça. E isso permite proferir expressões como aquelas que proferiu. Isso, efetivamente, causa perplexidade. Tem a leitura que tem", responde.

A deputada social-democrata também acusa os juízes de quererem fazer leis para os outros, mas não para eles próprios. "Por exemplo, a Associação Sindical dos Juízes veio fazer a proposta aos partidos políticos, veio à Assembleia da República, para a criminalização do enriquecimento ilícito ou para a ocultação de riqueza. Esqueceu-se de dizer que os mesmos juízes que propõem isso, intentaram uma providência cautelar para a suspensão da eficácia do ato relativamente a eles. Ou seja, aquilo que querem que se aplique aos outros, não querem que se aplique a eles na justiça", revela.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt