Rolls Royce apresenta primeiro carro de luxo sem condutor

O 103EX é um protótipo que antecipa como serão os carros da marca daqui a 25 anos
Publicado a
Atualizado a

A Rolls Royce revelou esta quinta-feira o primeiro protótipo de um carro de luxo sem condutor. O 103EX tem 6 metros de comprimento e foi descrito pela marca como uma antevisão de como serão os seus carros dentro de 25 anos.

"A nossa visão, na sua forma mais pura, é criar no mercado automóvel o equivalente a alta cultura", escreveu a Rolls Royce no site. "Este é o futuro da mobilidade de luxo".

O carro conceito foi apresentado no Vision Next 100, um projeto da BMW, grupo a que pertence a Rolls Royce, em que são apresentadas previsões de como serão os carros nos próximos 100 anos.

O 103EX tem um interior espaçoso, com um sofá de seda para dois e um ecrã gigante, imitando uma sala de estar móvel. Para entrar e sair do carro, as portas deslizam e uma luz vermelha é projetada no chão, simulando um tapete vermelho.

[youtube:dGSm082ELXY]

O modelo será totalmente controlado por voz e vem com um programa de inteligência artificial que, no fundo, é uma assistente virtual, a Eleanor. A assistente, para além de dar informações sobre a viagem, vai ajudar a controlar a temperatura interior, a música e a gerir a agenda e os compromissos dos ocupantes.

Segundo o Business Insider, o 103EX tem um compartimento secreto para meter a bagagem e desloca-se sozinho até aos donos quando estes estiverem prontos para viajar.

[twitter:743471842195808256]

A Rolls Royce anunciou ainda que os clientes terão liberdade para adaptar o carro ao seu gosto e que o modelo apresentado é só um protótipo. A única parte que não pode ser inalterada no carro é o motor, que terá de ser sempre elétrico.

[artigo:4394883]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt