Robô parte dedo de menino de sete anos em jogo de xadrez
Um robô que joga xadrez, aparentemente agitado pela resposta rápida de um menino de 7 anos, apanhou e partiu-lhe o dedo durante um jogo no Open de Moscovo na semana passada, no dia 19 de julho, noticiaram os media russos, citados pelo jornal britânico The Guardian.
"O robô partiu o dedo do menino", disse Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscovo, à agência russa de notícias TASS depois do acidente, acrescentando: "Isto é claramente mau".
No vídeo que foi publicado no Telegram, o dedo do menino é apanhado pelo braço robótico que ainda o agarra durante alguns segundos antes de uma mulher e três homens entrarem para libertarem a criança.
Twittertwitter1550156267162927125
O incidente ocorreu depois de o robô ficar com uma das peças do menino e de este ter alegadamente sido demasiado rápido na resposta, em vez de esperar que a jogada da máquina terminasse..
"Existem certas regras de segurança e a criança., aparentemente, violou-as. Quando fez a sua jogada, não percebeu que primeiro tinha que esperar", disse Sergey Smagin, vice-presidente da Federação russa de xadrez. "Este é um caso extremamente raro, o primeiro de que me lembro", acrescentou.
O incidente levanta questões de segurança sobre este tipo de tecnologia e obrigará os fabricantes "a repensar", disse Lazarev, o presidente da federação de xadrez de Moscovo.
No momento em que o dedo do menino foi apanhado pelo robô, muitas pessoas vieram ajudar mas foi impossível evitar a fratura. Não foi divulgada a identidade da criança, mas foi avançado que está entre os 30 melhores jogadores de xadrez de Moscovo na categoria de menos de 9 anos.