Ricardo exclui Portugal do lote de favoritos

Antigo guardião da equipa das quinas atribuiu maior dose de favoritismo às seleções que já conquistaram o título mundial, como Espanha, Brasil, Argentina, Alemanha, Itália ou Holanda.
Publicado a
Atualizado a

O guarda-redes Ricardo excluiu este sábado a seleção portuguesa do lote de favoritos à vitória no Mundial 2014, considerando que este é um estatuto dos países que já conquistaram grandes competições de futebol.

"Os favoritos são quem já ganhou. Portugal nunca ganhou nada, nunca ganhou nenhum Europeu, nenhum Mundial. A Argentina está há quantos anos para ganhar um Mundial? Há muitos e é sempre favorita. É esse o peso que tem de carregar", afirmou o internacional português, em entrevista à agência Lusa.

Ricardo, que está fora da seleção desde o Euro 2008, atribui o estatuto de favorito às seleções de Espanha, Brasil, Argentina, Alemanha, Itália e Holanda.

"Há tantas condicionantes que, às vezes, pomos logo pedras no caminho antes de começarmos a percorrê-lo. Sei que temos condições para ganhar, mas também temos condições para ficar na fase de grupos", admitiu.

Sobre os adversários de Portugal na fase de grupos, Ricardo, que representou a seleção principal em 79 ocasiões, rejeita qualquer tipo de facilidades.

"Eu rio quando ouço muitas coisas. (...) Queremos estar em fases finais de Europeus e Mundiais. E nos Mundiais queremos jogar com quem? Com Andorra, Liechtenstein e Luxemburgo na fase de grupos? Não pode ser, essas equipas não estão lá, estão lá as melhores", recordou.

Para o guarda-redes, "o melhor que podia acontecer a Portugal" nesta fase seria defrontar Alemanha, Brasil e Argentina.

Apesar de considera Portugal um possível "outsider" no Mundial, Ricardo admitiu que tem faltado a "estrelinha" para Portugal conquistar uma grande competição, dirigindo-se diretamente à comitiva lusa.

"Que consigam vir do Brasil, independentemente da data, com o sentido de dever cumprido, que deram tudo e fizeram tudo para orgulhar as pessoas, o povo português. Isso é fundamental. Não é só com a vitória que consegues orgulhar aqueles de quem mais gostas, é com a entrega, com a dedicação, com a dignidade, com o dares o melhor", rematou Ricardo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt