Relação autista causa polémica em novela

Linda (Bruna Linzmeyer), personagem que sofre de autismo em <i>Amor à Vida</i> vai viver uma relação amorosa com um advogado, Rafael (Rainier Cadete), que será preso por crime de "sedução de incapaz". Situação está a dar que falar no Brasil.
Publicado a
Atualizado a

A novela brasileira transmitida pela SIC vai voltar a abordar um assunto polémico: a relação entre o advogado Rafael (Rainer Cadete) e a autista Linda (Bruna Linzmeyer).

Tudo vai acontecer por volta do episódio 200, quando a rapariga, que sofre de várias perturbações mentais, pergunta a Rafael como é beijar. O advogado não vê problema nenhum na questão da rapariga, por quem está apaixonado, e beija-a. O pior acontece quando a família de Linda os vê a beijarem-se e resolve denunciá-lo pelo crime de "sedução de incapaz".

Segundo as leis brasileiras, Rafael está a cometer um crime,ao envolver-se com uma autista "incapaz". Apesar de existirem vários graus de autismo, esta autista nunca fez um tratamento adequado para a doença e raciocina e comporta-se como uma criança.

Ao DN, Edgar Pereira, diretor pedagógico da APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações e Desenvolvimento do Autismo) defende que uma relação entre um autista e um cidadão "normal" "não é possível da maneira como nós, outros, diríamos que é uma relação normal". "Quando falamos de uma relação normal, falamos de uma relação em que ambos sabem implicitamente e até estabelecem acordos de regras e convívios sociais, onde se investe e consegue descentrar e colocar no lugar um do outro e vice-versa. Uma pessoa com autismo não consegue facilmente, além de que são raríssimos os casos dentro desta dificuldade", destaca o especialista.

Fique a saber mais na edição impressa ou no e-paper do DN.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt